Concurso STM: válido até 2022, prazo volta a correr após crise
O Supremo Tribunal de Justiça suspendeu a validade do concurso para técnico e analista até o fim do ano. Saiba mais sobre a seleção.
Autor:
Publicado em:24/06/2020 às 07:25
Atualizado em:24/06/2020 às 07:25
O Superior Tribunal Militar decidiu suspender o prazo de validade do concurso STM para técnicos e analistas, realizado em 2017. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 24.
[tag_teads]
De acordo com o documento, o prazo voltará a correr a partir do término do estado de calamidade pública, reconhecido Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março.
Esse decreto está previsto para terminar no dia 31 de dezembro deste ano, e foi estabelecido em razão do novo Coronavírus (Covid-19).
Após prorrogação feita no mês de maio, o concurso STM teve a validade prolongada até o dia 25 de junho de 2022. Desta forma, assim que esse período for restabelecido, a seleção ficará válida pela tempo remanescente.
Concurso STM 2017 registrou mais de 87 mil inscritos
O concurso STM teve seu edital de abertura publicado dezembro de 2017. No total, a seleção ofereceu 42 vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva. O Supremo Tribunal Militar contou com chances para cargos de técnico e analista judiciários em diversas áreas.
Na época, as remunerações variaram entre R$7.592,53 e R$11.890,83. Vale lembrar que esses valores podem ter sofrido reajustes ao longo dos anos. Para concorrer, foi exigido o nível médio, médio/técnico ou superior.
Com ganhos atrativos, a seleção chegou a registrar quase 150 mil inscrições. No entanto, desse quantitativo, 87.811 mil inscrições foram deferidas.
Houve a possibilidade do candidato se inscrever em mais de um cargo, e aproximadamente 40 mil pessoas se cadastraram mais de uma vez.
Segundo o Cebraspe, organizador da seleção, o destaque como cargo mais procurado foi o de técnico da área administrativa, que exigia apenas nível médio.
Do total de inscritos, 55.075 concorreram para técnico e 32.736 disputaram as vagas de analista. O STM registrou 1.806 inscrições para deficientes e 13.969 concorrendo como negros. Para o técnico da área administrativa, foram 53.852 participantes registrados.
Concurso STM realizou convocação este ano
Em março, o Superior Tribunal Militar publicou uma nova lista com 16 candidatos aprovados no concurso STM 2017 para o cargo de analista judiciário na área Apoio Especializado de Análise de Sistemas.
Assim que o prazo de validade da seleção voltar a ser contado, os candidatos aprovados por meio do cadastro de reserva poderão continuar sendo convocados.
O concurso STM realizou a avaliação dos concorrentes por meio de duas etapas. A primeira foi comum para todos, composta por provas objetivas.
Já a segunda etapa, composta por uma prova discursiva, foi aplicada apenas para os inscritos na função de analista.
A prova objetiva contou com 120 questões de múltipla escolha, divididas entre as disciplinas de:
Conhecimentos Básicos (50); e
Conhecimentos Específicos (70).
Foram cobrados diversos assuntos, de acordo com a abrangência de cada carreira. Para os cargos de nível superior foi aplicada uma prova de redação. Valendo 40 pontos, os inscritos ao cargo de analista ainda fizeram um texto dissertativo.
As provas da seleção foram aplicadas em todas as capitais, além das cidades de Juiz de Fora-MG, Santa Maria-RS e Bagé-RS.