Concurso Susam: comissão é formada para preparar novo edital

Secretaria de Saúde do Amazonas forma comissão especial para iniciar os preparativos de novo concurso Susam para efetivos

Autor:
Publicado em:01/12/2020 às 18:05
Atualizado em:01/12/2020 às 18:05

A partir do déficit de servidores efetivos, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) começou os preparativos de novo concurso público. Uma comissão organizadora da seleção já foi formada.

De acordo com o publicado no Diário Oficial do Estado, a comissão especial será responsável por realizar estudos e levantamentos necessários para realização do concurso Susam. O grupo é constituído por 11 servidores da Saúde.

Eles deverão se reunir uma vez por semana na sede da Susam, preferencialmente às quintas-feiras, para discutir as propostas. A comissão terá duração de quatro meses, concluindo os trabalhos até 31 de março de 2021, com possibilidade de prorrogação.

Ao final do prazo, com a conclusão das atividades, deverá ser emitido um relatório detalhado. O projeto de edital deve ser elaborado durante esse período. O que será basilar para o processo de escolha da banca organizadora do concurso, responsável por aplicar as provas.

Resumo concurso Susam

  • Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
  • Cargos: não informados
  • Vagas: não reveladas
  • Status: comissão especial formada

A urgência para realização do novo concurso Susam já foi apontada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). O órgão recomendou a contratação de servidores efetivos para Secretaria do Estado de Saúde.

Susam inicia preparativos de novo concurso para efetivos
Susam inicia preparativos de novo concurso para efetivos
(Foto: Divulgação)

Em janeiro, o MP fez um requerimento para que o governo estadual apresentasse um prazo para um novo edital do concurso Susam.

O Ministério Público reconheceu a gravidade dos problemas no setor e a necessidade de medidas para que os serviços prestados à população não sofram paralisação.

 “(...) o MPAM espera que Governo do Estado demonstre como se dará a execução do plano de contratação direta de funcionários para o aludido setor, ao tempo em que deverá apresentar, inclusive, prazo para que seja realizado concurso na área”, consta em nota publicada pelo MP.

Em julho, foi a vez do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE AM) recomendar à diretoria do Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, em Adrianópolis, Manaus, a realização do concurso Susam para reposição de pessoal no lugar de terceirizados. 

A unidade hospitalar é mais uma das vinculadas à Secretaria de Saúde do Estado. A recomendação foi dada por meio do processo de prestação de contas anual do hospital, publicado no Diário Oficial.

O novo concurso para Susam deve ser designado para recompor o quadro de pessoal efetivo dos hospitais e fundações estaduais de Saúde do Amazonas.

Último concurso Susam foi realizado em 2014

Este ano, a Secretaria de Saúde do Amazonas realizou contratações temporárias pela pandemia do novo Coronavírus. Mas, o último concurso Susam AM para efetivos foi realizado em 2014. A oferta foi de 11.646 vagas para todos os níveis de escolaridade.

Ao todo, foram 3.305 oportunidades para nível fundamental completo e incompleto, 5.247 para o médio e 3.094 para nível superior. Os salários, na época, foram de R$1.294,57 a R$7.691,45 mensais.

A contratação dos aprovados ocorreu pelo regime estatutário, com garantia de estabilidade empregatícia. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação ocorreu na capital, Manaus, e em outros 61 municípios do estado. As questões foram cobradas conforme o nível de escolaridade do cargo, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Conhecimentos Específicos;
  • Princípios e Organização do SUS.

A validade do concurso foi de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. As chances foram para agente administrativo, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, técnico de radiologia, auxiliar de laboratório, assistente social, enfermeiro, psicólogo, entre outros cargos.