Com concurso TC DF autorizado, PL que altera cargos é aprovado

Projetos de Lei que alteram as carreiras do Tribunal de Contas foram aprovados e podem favorecer a realização do concurso TC DF autorizado.

Autor:
Publicado em:06/04/2023 às 16:11
Atualizado em:06/04/2023 às 16:11

Foi aprovado na Câmara Legislativa o Projeto de Lei (PL) que altera os cargos do Tribunal de Contas do Distrito Federal. As mudanças podem favorecer os preparativos do novo concurso TC DF, já autorizado.

O PL nº 220/23 modivida as nomenclaturas dos cargos e os requisitos de escolaridade exigidos. Este é um fator importante e de muita atenção para quem vai participar do próximo concurso.

De acordo com a Casa, os textos foram aprovados em dois turnos e redação final. Agora, seguem para a sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha. A informação foi divulgada em nota pela CLDF.

Em comunicado enviado è imprensa no final do ano passado, o Tribunal de Contas confirmou a iniciativa pela mudança na estrutura das carreiras, que foi aprovada pelo Plenário do órgão.

O que muda nos cargos do TC DF?

No Tribunal de Contas a principal mudança é referente à reestruturação das carreiras, que têm algumas nomenclaturas alteradas e requisito de escolaridade modificado.

Veja como era e cpmo ficou:

Como era  
Analista de Administração Pública Auditor de Controle Externo
Técnico de Administração Pública e Técnico de Controle Externo Analista Administrativo de Controle Externo
Auxiliar de Administração Pública Técnico Administrativo de Controle Externo

O cargo de técnico administrativo de controle externo passará a ser o único de nível médio, enquanto os demais terão exigência de nível superior.

fachada tc df
Concurso do TC DF está autorizado e tribunal altera carreiras.
(Foto: Divulgação)

Novo concurso TC DF já foi autorizado

Um novo concurso TC DF já está autorizado e contemplará as áreas fim e meio. O aval foi confirmado pelo próprio tribunal após aval do Plenário, em sessão plenária. Segundo o órgão, a decisão libera a abertura dos procedimentos preparatórios e licitatórios.

Entretanto, ainda não foi definido o quantitativo de vagas. O objetivo, segundo o TC DF, é "evitar o comprometimento das atividades finalísticas e de suporte ao funcionamento da Corte de Contas."

No primeiro semestre de 2022, o ex-presidente do TC DF, Paulo Tadeu, acnunciou a realização de um novo concurso público, que não avançou. A expectativa é de que o próximo edital já seja publicado com as mudanças atuais. . Havia, inclusive, a expectativa de que a seleção pudesse ser lançada em 2022. 

Concurso TC DF de técnico e analista

O TC DF não realiza concurso para os cargos de técnico e analista desde 2014, quando um edital foi divulgado pelo próprio Cebraspe (antigo Cespe/UnB). A oferta foi de 69 vagas, sendo 19 destinadas ao cargo de auditor de controle externo, 12 para técnico de administração pública e 38 vagas para o analista.

Concurso TC DF de auditor teve edital em 2020

AO tribunal teve um  edital de concurso TC DF para auditor de controle externo  divulgado em fevereiro de 2020. A oferta inicial foi de dez vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva

A carreira exige curso de nível superior em qualquer área de formação, sem a necessidade de experiência mínima ou registro no conselho.

O salário oferecido em edital foi de R$16.673,35 para uma jornada de trabalho diurna, onde os servidores do quadro de pessoal dos serviços auxiliares do tribunal terão carga horária fixada no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do DF.