Com a previsão de 50 vagas, concurso TCE AC forma nova comissão
Uma nova comissão foi formada para o concurso TCE AC, que segue com edital previsto para 50 oportunidades. Veja os detalhes.
Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:27/05/2024 às 15:47
Atualizado em:27/05/2024 às 16:07
Foi formada uma nova comissão para o concurso TCE AC. O documento, com os nomes dos integrantes, foi divulgado no Diário Oficial desta segunda-feira, dia 27.
O grupo ficará responsável por organizar, supervisionar, acompanhar e fiscalizar todas as etapas do concurso do Tribunal de Contas do Estado do Acre, isto é, desde a publicação do edital até a homologação do resultado.
Cabe destacar que esta é a segunda comissão formada para o novo concurso, que segue previsto, mas sem data para abertura.
Em janeiro de 2024, uma comissão foi formada, no entanto, o grupo cuidou da produção de estudos para apontar a necessidade do edital e, principalmente, para a elaboração de relatórios acerca da reorganização administrativa de cargos e funções.
A nova comissão o concurso TCE AC é formada pelos seguintes componentes:
Ana Cristina Ferreira de Araújo (presidente)
Djailson Firmino de Moura
Maria Celia Vieira do Nascimento.
A expectativa é de que o edital seja divulgado ainda este ano.
Concurso TCE AC deverá ofertar 50 vagas
A Assembleia Legislativa do Acre aprovou, no início deste mês, o projeto que cria novos cargos efetivos no Tribunal de Contas Estadual.
Com a aprovação, foram criados 20 vagas de analista de Tecnologia da Informação (TI), 20 de analista administrativo e dez e analista ministerial.
As oportunidades deverão estar no novo concurso TCE AC. Para ingressar nas carreiras indicadas acima, será preciso possuir o nível superior completo.
Os vencimentos iniciais serão de R$6.826,61.
"Esse crescimento estrutural é reflexo da necessidade de adaptação às crescentes demandas de controle, fiscalização e transparência na administração pública, exigências cada vez mais robustas em uma sociedade que valoriza a eficácia e a eficiência governamental”, disse o presidente do TCE AC, Ribamar Trindade, que assina a autoria do projeto de lei.
A criação dos cargos está em consonância com as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR).
Conforme indicado no projeto de lei, o TCE AC se encontra abaixo do limite de gastos com pessoal e a assunção futura das despesas com a realização de concurso estará amparada nos limites financeiros e orçamentários.
Organizado pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB), o último concurso TCE AC foi realizado em 2008.
Foram ofertadas, na época, 100 vagas para o cargo de analista de controle externo, de nível superior, nas seguintes especialidades:
Administração Publica e/ou de Empresas
Arquitetura
Biologia;
Ciências Contábeis;
Ciências Econômicas;
Direito;
Engenharia Civil;
Engenharia Florestal;
Geografia; e
Processamento de Dados.
Ao todo, a seleção reuniu 514 inscritos. O cargo que registrou o maior número de candidatos foi o de Administração Publica e/ou de Empresas, com 231 candidaturas homologadas.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio de três etapas, sendo elas: provas objetiva (de Conhecimentos Básicos, Complementares e Específicos), discursivas e de títulos.
Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
Língua Portuguesa;
Noções de Informática;
Noções de Matemática;
Administração Financeira e Orçamentária;
Controle Externo da Gestão Pública; e
Conhecimentos Específicos.
O concurso TCE AC de 2008 teve validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final da seleção.
Como iniciar os estudos do zero? Confira as dicas no vídeo abaixo: