Concurso TCE AM oficializa FGV como banca. Edital iminente!

Concurso TCE AM oficializa a FGV como organizadora. Serão concorridas 217 vagas de nível superior.

Autor:
Publicado em:12/03/2021 às 17:57
Atualizado em:12/03/2021 às 17:57

Mais um passo dado rumo ao concurso TCE AM, que tem edital previsto para sair neste início de 2021. O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas oficializou nesta sexta-feira, 12, a contratação da Fundação Getulio Vargas (FGV) para organizar a seleção.

No ano passado, o conselheiro-presidente do TCE AM, Mario de Mello, já havia adiantado que a FGV seria a banca organizadora do novo concurso para auditores técnicos. Porém, somente agora a contratação é oficializada. 

Isso demonstra que o edital está mais perto, confirmando a previsão de que será publicado ainda neste início de ano. Depois que o Tribunal e a empresa escolhida assinarem o contrato, o concurso poderá ser aberto a qualquer momento. 

Banca do concurso TCE AM 2021
(Imagem: Reprodução/ Diário Oficial)

Concurso TCE Am terá 217 vagas de nível superior

O novo concurso TCE AM tem o objetivo de preencher vagas na carreira de auditor técnico de controle externo. Segundo informações do próprio tribunal, o edital poderá oferecer até 217 vagas. As oportunidades deverão ser distribuídas da seguinte forma:

  • Auditoria Governamental = 173 vagas;
  • Auditoria de Obras Públicas = nove vagas;
  • Auditoria de Tecnologia da Informação = 15 vagas; e
  • Ministério Público de Contas = 20 vagas.

Todas essas especialidades exigem formação de nível superior, mas a área do curso exigido pode variar entre os cargos. As vagas de Auditoria Governamental, por exemplo, são destinadas a graduados em qualquer área de formação.

No entanto, até 20% delas poderão ser destinadas para bacharéis em alguns cursos. São eles: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências da Saúde, Direito, Enfermagem, Estatística, Fisioterapia, Geologia, Jornalismo, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Para o cargo de auditor na especialidade Auditoria de Obras Públicas a formação exigida é o nível superior nas áreas da Engenharia e da Arquitetura (qualquer especialidade). Neste caso, poderá ser feita a reserva de 20% para os bacharéis em Arquitetura e Engenharias Ambiental, Elétrica, Eletrônica, de Estradas, Mecânica, Naval, de Pesca, de Petróleo e Gás e de Transportes ou Logística.

O cargo de Tecnologia da Informação exigirá formação superior na área, obviamente. Já para o cargo de auditor técnico de controle externo do Ministério Público de Contas será preciso ter o nível superior em Direito.

Estude para concursos de Tribunais com a Folha Cursos!

Folha Cursos

Relembre os últimos concursos realizados pelo TCE AM

Os últimos concursos para servidores do TCE AM foram realizados em 2015, 2013 e 2012. Em 2015 a oferta foi de duas vagas para auditor fiscal. Também foram oferecidas oportunidades para formação de um cadastro de reserva. Na época, a remuneração para a função era de R$28.947,54.

As demais seleções ofertaram chances para área de apoio. Em 2013, foram oferecidas 24 oportunidades para auditor técnico de controle externo.

Em 2012, foram 30 vagas distribuídas entre áreas de Auditoria de Obras Públicas (25) e Tecnologia da Informação (cinco). Os salários oferecidos eram de R$5.500, mais benefícios.

A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora dos três concursos. Foram aplicadas provas objetivas e discursivas, com conteúdos de disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Prepare-se com a Folha Cursos

Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos com materiais completos, otimizados e sem enrolação. Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!