"No concurso público que o TCE realizará em breve, além dos cargos de auditor e técnico, você também poderá concorrer ao cargo de analista", disse Daniel.
O analista estadual de apoio ao Controle Externo terá como requisito o nível superior em áreas especificadas em edital. Os salários iniciais ainda não foram revelados.
"Essa nova carreira foi aprovada pela comissão do concurso, que identificou a importância de ampliar o quadro de servidores. O cargo é de nível superior e exigirá diploma de graduação, com várias especialidades definidas no edital e vai fortalecer o apoio técnico e administrativo da Corte de Contas maranhense", afirmou Antônio Blecaute, conselheiro substituto do TCE MA.

TCE do Maranhão envia projeto para criação de novo cargo de analista
(Foto: Divulgação)
Entre as atribuições previstas para o cargo de analista está o desempenho de atividades de caráter técnico-científico, de nível superior, inerentes à sua área de formação específica, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de políticas de gestão, de tecnologia e de inovação no âmbito do TCE.
Agora, a Assembleia Legislativa irá analisar e votar o projeto de lei. Em caso de aprovação, o próximo passo será a publicação de uma resolução com as atribuições, nível de complexidade e responsabilidades inerentes à nova carreira.
A aprovação tem caminho — e ele se chama MétodoQ. Conheça AGORA!
Concurso TCE MA já tem 118 vagas autorizadas
Desde junho de 2024, o Tribunal de Contas do Maranhão conta com concurso autorizado para 118 vagas em cargos da área de Apoio.
Com a criação do novo cargo de analista, a oferta tende a aumentar. Até o momento, as oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
- auditor estadual de controle externo: 62 vagas;
- técnico estadual de controle externo: 55 vagas; e
- procurador do Ministério Público de Contas: uma vaga.
Enquanto as carreiras de procurador e auditor exigem o nível superior, para ingressar no quadro de técnico é preciso ter o nível médio completo.
Os salários iniciais são de R$10.423,70 para técnico e R$18.952,18 para auditor. Para procurador, o valor atualizado não foi revelado. O aprovado ainda fará jus aos auxílios alimentação e saúde.
O concurso já conta com comissão formada e o próximo passo será a definição da banca organizadora, responsável por receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.
Segundo o Tribunal de Contas, o edital do concurso deve ser divulgado até o dia 31 de dezembro, conforme determina a meta institucional definida no Programa de Celeridade Processual, Reconhecimento de Desempenho e Produtividade da instituição.
→ Está estudando para concursos? Saiba que a sua dedicação também merece destaque! Compartilhe sua rotina e mostre que o esforço é parte da vitória. Acesse e confira!
Último concurso TCE MA foi realizado há 20 anos
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão não realiza novos concursos desde 2005. Na época, a oferta foi era 17 vagas imediatas, além da formação de um cadastro reserva, para o cargo de analista de controle externo.
Com organização da banca Fundação Carlos Chagas (FCC), os candidatos foram avaliados por provas objetivas sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (10 questões);
- Direito Constitucional (15 questões);
- Direito Administrativo (15 questões);
- Direito Financeiro (15 questões);
- Direito Previdenciário (5 questões);
- Controle Externo (10 questões);
- Auditoria (5 questões);
- Contabilidade Pública (15 questões);
- Contabilidade Geral (5 questões); e
- Administração Pública (5 questões).
Resolva questões do último concurso TCE MA para analista e teste seus conhecimentos!
Para ser aprovado, o candidato deveria atingir uma pontuação mínima de 60 pontos no concurso.
