Concurso TCE PA terá 50 vagas efetivas; níveis médio e superior!

Após aval do Conselho Superior, a portaria que autoriza o concurso TCE PA foi oficialmente publicada. Serão 50 vagas de níveis médio e superior.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:10/08/2023 às 08:24
Atualizado em:10/08/2023 às 09:02

A resolução foi publicada e o concurso TCE PA para efetivos está oficialmente autorizado. O documento confirma a oferta de 50 vagas em cargos de níveis médio e superior.


O aval já tinha sido anunciado em Sessão Plenária realizada na última terça-feira, 8.


Os cargos que serão ofertados ainda não foram confirmados, mas, sabe-se que os provimentos serão:

  • 45 para cargos de nível superior; e
  • cinco para cargos de nível médio.

Todos esses sendo para o quadro de pessoal do próprio Tribunal de Contas do Estado do Pará. Além disso, está prevista a formação de cadastro de reserva, que poderá ser usado enquanto o concurso estiver válido.


O próximo passo será formar a comissão organizadora. A resolução publicada confirma que o concurso do TCE PA para efetivos terá validade igual a dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período, a contar de sua homologação.


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Tribunal de Contas do Pará tem aval publicado oficialmente para concurso de efetivos

(Foto: Rodrigo Lima)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas na região Norte.

Quando foi o último concurso TCE PA?

O Tribunal de Contas do Estado Pará realizou o seu concurso público para efetivos em 2016. O edital foi homologado em dezembro daquele mesmo ano. A oferta de vagas era destinada aos níveis médio/técnico e superior.


Puderam se inscrever técnicos em informática ou eletrônica, com experiência de, no mínimo, um ano na área, e graduados em Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, entre outras especialidades.


Foram 95 vagas imediatas para vários cargos, além da formação de cadastro de reserva. As remunerações chegavam a R$7.470,22, já com os benefícios e gratificações, além do vale-alimentação.

Etapas de seleção

Os candidatos passaram por prova objetiva e uma discursiva (exceto o cargo de auxiliar técnico). Além dessas duas fases, houve também teste de títulos para as carreiras de nível superior.


O concurso contou com questões de Língua Portuguesa, Contabilidade e Auditoria, Administração Financeira e Orçamentária, Direito Previdenciário, Constitucional, Administrativo, Financeiro, Controle Externo, Penal, Civil, Economia e Administração.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!