Concurso TCE RJ: conselheiros discutem vagas e cadastro reserva

Em sessão do Conselho Superior, oferta do novo concurso TCE RJ para auditor de controle externo é discutida. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:12/08/2025 às 18:26
Atualizado em:12/08/2025 às 18:26

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro realizará um novo concurso TCE RJ para auditor de controle externo. De acordo com resolução de 2023, a oferta autorizada é de 40 vagas imediatas.


O quantitativo de vagas do concurso foi abordado em sessão extraordinária do Conselho Superior de Administração do TCE RJ, de 16 de julho.


De acordo com o corregedor-geral, conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, desde a publicação da resolução que aprovou o concurso, houve um significativo número de aposentadorias e ainda há projeção de mais saídas até 2027.


Segundo ele, isso demonstra a veemente necessidade de recomposição do quadro de pessoal. A proposta dele era considerar, para o exercício de 2026, o provimento das 40 vagas autorizadas mais o número de aposentados.


TCE do Rio de Janeiro terá um novo concurso para auditores

(Foto: Divulgação)


Por sua vez, a conselheira Andrea Siqueira Martins ponderou que o concurso pode ser mantido para as 40 vagas imediatas e formar um cadastro de reserva, que poderá ser usado durante a validade do concurso.


De acordo com ela, essa é uma prática dos órgãos nos últimos anos. A conselheira ainda afirmou que o Conselho poderá decidir sobre a nomeação além das 40 vagas depois, a discricionariedade da Administração.


Desta forma, a tendência é que o edital do concurso seja publicado para as 40 vagas imediatas mais a formação de um cadastro de reserva.


O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!

Concurso TCE RJ será para profissionais de nível superior

O concurso para o TCE RJ terá 40 vagas para o cargo de auditor de Controle Externo, que requer o nível superior.


Em abril, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro alterou a distribuição das vagas autorizadas e publicou o regulamento da seleção.


Na ocasião, foi incluída a área Organizacional na oferta de vagas, para auditor de Controle Externo, antigo analista. Com isso, as oportunidades passam a contar com a seguinte divisão:


Área de Controle Externo

  • Controle Externo: 7 vagas;
  • Ciências Contábeis: 10 vagas;
  • Direito: 10 vagas;
  • Engenharia Civil: 4 vagas;
  • Tecnologia da Informação: 2 vagas; e
  • Ciências Atuariais: 2 vagas.

Área Organizacional

  • Tecnologia da Informação: 5 vagas.

A seleção trará reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e indígenas e hipossuficientes.


Segundo o regulamento, no caso da especialidade de Controle Externo, para se inscrever será possível ter o nível superior completo em qualquer área de formação.


Para as demais áreas, será aceita somente a graduação na respectiva especialidade.


No caso da área de Controle Externo, em qualquer uma das especialidades, também será necessário comprovar pelo menos dois anos de prática profissional.

Regulamento flexibiliza comprovação da prática profissional

Em junho, o regulamento do concurso foi atualizado e flexibilizou as regras para a comprovação da prática profissional para auditor na área de Controle Externo.


Agora, o estágio supervisionado também será considerado como experiência. A medida busca que mais pessoas fiquem aptas a participar do concurso público.


Conforme o novo regulamento, será aceito o estágio realizado pelo estudante de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos termos do artigo 1º da Lei Estadual nº 10.162, de 27 de outubro de 2023.


Não será considerado como prática profissional o tempo de prestação de serviços como voluntário.

Regulamento traz regras sobre provas e lotações

O regulamento do concurso TCE RJ também traz detalhes sobre as provas. Os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:

  • prova objetiva;
  • prova discursiva; e
  • avaliação de títulos.

prova objetiva trará questões de Conhecimentos Básicos e Específicos. Já a discursiva consistirá em perguntas de disciplinas relacionadas, além da elaboração de peças de natureza técnica de Conhecimentos Específicos.


Na avaliação de títulos serão considerados documentos que comprovem a formação acadêmica em nível de pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).


O regulamento do concurso ainda detalha o estágio probatório e as lotações. Durante os três primeiros anos de atuação, os aprovados para a área de Controle Externo somente poderão ser lotados nas unidades da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGE).


Já os analistas da área Organizacional (TI) serão lotados nas unidades da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI).


O início do estágio probatório consistirá na participação do Programa de Formação dos Novos Servidores, ministrado pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio.


O regulamento não informa a remuneração inicial do cargo. Porém, os servidores devem receber acima de R$13 mil, para uma jornada de trabalho de 40 horas.


Haverá também auxílios de alimentação, locomoção, saúde e educação (valor por dependente, limitado a três).

Concurso TCE RJ terá IBFC como banca organizadora

Desde setembro de 2024, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) está contratado como o organizador do concurso TCE RJ.


De acordo com o contrato com a banca, as provas objetiva e discursiva serão aplicadas em um único final de semana, no mesmo horário, para todas as especialidades de auditor.


A prova objetiva deverá ser realizada no sábado e a discursiva no domingo. A orientação é para que a aplicação seja na área Central ou na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.



O concurso TCE RJ teve sua autorização em julho de 2023, pelo Conselho Superior de Administração do órgão. Em outubro do mesmo ano, foi formada a comissão organizadora da seleção.

Relembre como foi o último concurso TCE RJ

O edital do último concurso do TCE RJ foi publicado em dezembro de 2021. As etapas foram realizadas durante o ano de 2022.


A oferta foi de 20 vagas imediatas para técnico e analista de controle externo (atual auditor).


Foram abertas dez vagas para cada cargo (técnico e analista), com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.


Para analista, as chances foram para quem tinha habilitação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou em curso superior correlato, na área de Informática e Tecnologia da Informação.


O concurso foi composto por provas objetiva e discursiva. Confira os detalhes a seguir.

Técnico do TCE RJ

A prova objetiva do técnico do TCE RJ contou com 150 questões, sendo 60 de Conhecimentos Básicos e 90 Específicos. A estrutura foi a seguinte:


Conhecimentos Básicos - 60 questões

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional; e
  • Legislação Específica.

Conhecimentos Específicos - 90 questões

  • Administração Orçamentária e Financeira (AFO);
  • Controle Externo da Administração Pública; e
  • Noções de Contabilidade Pública.

Já a prova discursiva teve três questões a serem respondidas em até 20 linhas. O tema foi ligado a Conhecimentos Específicos.

Analista de Controle Externo

Por sua vez, a prova objetiva do analista do TCE RJ cobrou 200 questões, sendo 100 de Conhecimentos Básicos e 100 Específicos.


Conhecimentos Básicos - 100 questões

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Direito Administrativo; e
  • Direito Constitucional.

Conhecimentos Específicos - 100 questões

  • Análise de Dados e Informações;
  • Banco de Dados;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Engenharia de Software; e
  • Infraestrutura;
  • Segurança da Informação.

Já a prova discursiva foi composta por três questões, a serem respondidas em até 20 linhas, e um estudo de caso, de até 60 linhas. O tema foi ligado a Conhecimentos Específicos.


Acesse a prova anterior do concurso TCE RJ e pratique seus conhecimentos!


Clique e saiba mais

Carregando...