Concurso TCM SP: Vunesp é contratada e novo edital já pode sair
Fundação Vunesp é contratada para dar continuidade ao concurso TCM SP, que está suspenso desde 2020. Novo edital deve ser publicado!
Autor:
Publicado em:19/10/2022 às 10:59
Atualizado em:19/10/2022 às 10:59
A Fundação Vunesp foi contratada para organizar a retomada do concurso TCM SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo). O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 19.
Com isso, fica confirmado que a Vunesp será a responsável por dar continuidade ao concurso, que está suspenso desde 2020. A estimativa é que um novo edital seja divulgado com as regras da seleção. As inscrições, inclusive, devem ser reabertas.
O despacho muda a nomenclatura dos cargos e o número de vagas do primeiro aval, concedido em janeiro de 2018. O concurso passa a ofertar 107 vagas, ao invés das 102 previstas inicialmente.
Agora, as oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira:
Auxiliar técnico de controle externo (antigo auxiliar técnico de controle externo): 10 vagas imediatas.
Auditor de controle externo (antigo agente de fiscalização): 97 vagas, sendo 21 imediatas e 76 para cadastro de reserva.
A republicação do aval é um indicativo que o concurso deve ser retomado em breve.
O primeiro edital do concurso saiu no dia 29 de fevereiro de 2020. Na ocasião, foram abertas 102 vagas, sendo dez para auxiliar técnico de fiscalização, cargo de nível médio.
As demais 92 chances foram para agente de fiscalização, carreira de nível superior. As remunerações são de R$10.317,32 e R$18.829,53, respectivamente.
Em decorrência da pandemia do Coronavírus, a seleção foi suspensa em 2020 e os preparativos da retomada só ganharam força este ano.
Folha Dirigida está em contato com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo para verificar se há uma estimativa para a publicação do novo edital.
Concurso TCM SP aplicará provas objetivas e discursivas
Quando for reaberto, o concurso TCM SP deverá aplicar provas objetivas e escritas, com caráter eliminatório e classificatório. Confira a divisão das provas:
Nível médio
Prova objetiva, com 60 questões; e
Redação.
Nível superior
Prova objetiva, com 100 questões;
Redação; e
Prova discursiva.
Tal estrutura constava no edital de 2020 e a expectativa é que seja mantida no novo edital.
A carreira de nível médio terá quatro horas e meia para concluir toda a avaliação, já a de nível superior terá cinco horas. Os graduados farão a prova objetiva pela manhã e a redação e discursiva à tarde.
As disciplinas cobradas serão Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados.
De acordo com o edital publicado há dois anos, será preciso ter aproveitamento mínimo de 50% em cada módulo para aprovação na etapa.