TCM SP fala sobre retomada do concurso e reabertura de inscrições
Tribunal de Contas do Município afirma que aguarda abrandamento da pandemia para retomar concurso TCM SP e reabrir as inscrições.
Autor:
Publicado em:19/05/2021 às 15:50
Atualizado em:19/05/2021 às 15:50
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo emitiu um comunicado nesta quarta-feira, 19, sobre a situação do concurso TCM SP. Por meio de suas redes sociais, o órgão informou que aguarda o abrandamento da pandemia para retomar a seleção e remarcar as provas com segurança.
Em nota, o tribunal também confirmou que as inscrições do concurso serão reabertas, em momento oportuno. Confira o posicionamento na íntegra:
“Em resposta aos muitos questionamentos que o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) tem recebido a respeito do futuro concurso público, informamos que estamos aguardando o abrandamento da crise sanitária para realizar as provas com segurança e as inscrições serão reabertas quando ocorrer retomada do certame”.
Questionado por um internauta se a retomada ocorrerá apenas quando grande parte da população estiver vacinada, o tribunal respondeu que "não é o caso de todos vacinados, mas de quando a situação ficar um pouco mais amena, com um alívio da situação".
O edital do concurso TCM de São Paulo foi publicado no dia 29 de fevereiro, com oferta de 12 vagas efetivas. Desse total, dez chances são para auxiliar técnico de fiscalização, cargo de nível médio.
As demais duas oportunidades imediatas são para agente de fiscalização, de nível superior. As remunerações são de R$10.317,32 e R$18.829,53, respectivamente.
Em julho, em decorrência do Coronavírus e das orientações de distanciamento social, o tribunal suspendeu o concurso. Na época, o documento publicado no Diário Oficial já adiantava que as inscrições seriam reabertas na retomada do processo seletivo.
Até a suspensão, o concurso já acumulava 30 mil inscrições. O destaque ficou para o cargo de auxiliar técnico de fiscalização, na especialidade de Suporte Administrativo, com 22.665 concorrentes, por enquanto.
Veja abaixo a relação parcial de inscritos por carreiras e especialidades:
Cargo/Especialidade
Número de inscritos
Auxiliar Técnico de Fiscalização – Suporte Administrativo
22.665
Auxiliar Técnico de Fiscalização – Tecnologia da Informação
378
Agente de Fiscalização – Administração
1.819
Agente de Fiscalização – Ciências Atuariais
131
Agente de Fiscalização – Ciências Contábeis
1.456
Agente de Fiscalização – Ciências Jurídicas
1.959
Agente de Fiscalização – Economia
509
Agente de Fiscalização – Engenharia Civil
908
Agente de Fiscalização – Tecnologia da Informação
592
Total
30.417
Concurso TCM SP terá provas objetivas e escritas
Quando for retomado, o concurso TCM SP será composto por provas objetivas e escritas, com caráter eliminatório e classificatório. Confira a divisão das provas:
Nível superior
Prova objetiva, com 100 questões;
Redação; e
Prova discursiva.
Nível médio
Prova objetiva, com 60 questões; e
Redação.
Os cargos de nível médio terão quatro horas e meia para concluir toda a avaliação, enquanto os de nível superior terão cinco horas. Os graduados farão a prova objetiva pela manhã e a redação e discursiva à tarde.
As disciplinas cobradas serão Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados. De acordo com o edital, será preciso ter aproveitamento mínimo de 50% em cada módulo para aprovação na etapa.
Intensifique sua preparação para o concurso TCM SP
Os candidatos do concurso TCM SP devem aproveitar o período para intensificar os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te auxiliar no caminho até a posse.
Conselheiros do tribunal participaram, em julho de 2020, de uma sessão de julgamento das contas referentes ao exercício de 2019.
Na sessão, foi identificado o grande número de funcionários comissionados no TCM SP e de servidores cedidos de outros órgãos. Por isso, os conselheiros reconheceram a importância do concurso e das nomeações de efetivos.
Em 2019, o quadro de pessoal do TCM contava com 710 servidores, sendo 44,4% efetivos e 55,6% não efetivos. Essa estrutura, conforme informado pelo Colegiado, vem sofrendo com a diminuição de profissionais efetivos nos últimos dois anos.
Para equilibrar o quadro de pessoal, a orientação é convocar aprovados no concurso em quantitativo superior as vagas imediatas. As chamadas poderão ser feitas durante o prazo de validade da seleção, a depender do orçamento disponível para as nomeações.