Concurso TCM SP: tribunal e Vunesp começam a definir retomada

Em resposta à Folha Dirigida, Tribunal de Contas informa que a comissão e a Vunesp estão em tratativas para a retomada do concurso TCM SP.

Autor:
Publicado em:06/06/2022 às 17:18
Atualizado em:06/06/2022 às 17:18

Após dois anos, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo iniciou os preparativos para a retomada do concurso TCM SP. A seleção está suspensa desde 2020 em decorrência da pandemia do Coronavírus. 

Em resposta à Folha Dirigida nesta segunda-feira, 6, o tribunal informou que “o TCM SP e Vunesp estão em tratativas para a retomada do concurso público, ainda sem cronograma definido".

Na sexta, 3 de junho, o processo de escolha da banca organizadora teve andamento. Com isso, foi cogitado que uma nova instituição poderia ser contratada. Porém, pelo posicionamento atual do TCM de São Paulo, a Vunesp será mantida à frente da seleção.

A tendência é que, além da retomada, as inscrições do concurso sejam reabertas.

O edital do concurso TCM SP  foi publicado no dia 29 de fevereiro de 2020.  A oferta é de 12 vagas efetivas, sendo dez para auxiliar técnico de fiscalização, cargo de nível médio.

As outras duas chances imediatas são para agente de fiscalização, carreira de nível superior.  As remunerações são de R$10.317,32 e R$18.829,53, respectivamente.

Fachada do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
TCM de São Paulo já trabalha na retomada do concurso
público (Foto: Divulgação)

Em julho de 2020, no auge da pandemia do Coronavírus e das orientações de distanciamento social, o tribunal suspendeu o concurso. Na ocasião, o documento publicado no Diário Oficial já adiantava que as inscrições seriam reabertas na retomada do processo seletivo.

Até a suspensão, o concurso já tinha 30 mil inscrições. O destaque ficou para auxiliar técnico de fiscalização, na especialidade de Suporte Administrativo, com 22.665 concorrentes, por enquanto.

Concurso TCM SP terá provas objetivas e discursivas

Quando for retomado, o concurso TCM SP terá provas objetivas e escritas, com caráter eliminatório e classificatório. Confira a divisão das provas:

 Nível médio

  • Prova objetiva, com 60 questões; e
  • Redação.

Nível superior

  • Prova objetiva, com 100 questões;
  • Redação; e
  • Prova discursiva.

A carreira de nível médio terá quatro horas e meia para concluir toda a avaliação, já a de nível superior terá cinco horas. Os graduados farão a prova objetiva pela manhã e a redação e discursiva à tarde.

As disciplinas cobradas serão Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados. Conforme o edital, será preciso ter aproveitamento mínimo de 50% em cada módulo para aprovação na etapa.