Concurso TCU: presidente fala de nomeações e nova seleção
Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, revela que órgão estuda novas formas de avaliações em concursos. Veja!
Autor:
Publicado em:09/03/2023 às 16:02
Atualizado em:09/03/2023 às 16:02
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, voltou a falar sobre concursos públicos em evento interno do órgão. De acordo com ele, o ingresso de servidores é o objetivo central da gestão.
"Nós convocamos 150 novos auditores este ano. Queremos convocar mais gente no ano que vem", disse.
Ele ainda revelou que o TCU já iniciou estudos para reformular a forma de avaliação dos candidatos nos novos concursos do órgão. Segundo Bruno Dantas, é preciso medir também as habilidades interpessoais, além dos conhecimentos teóricos.
"Já iniciamos um estudo e queremos contratar uma consultoria para reformular completamente a forma de recrutamento. O nosso concurso público precisa examinar outras habilidades além daqueles que são usualmente testadas. É preciso que o nosso concurso seja capaz de medir habilidades interpessoais, por exemplo, até porque estamos contratando pessoas que passarão 30 anos ao nosso lado. Isso já está sendo tratado", afirmou.
No último concurso TCU para auditores, aberto em 2021, os concorrentes passaram por provas objetivas e discursivas. Foram cobradas 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
Conhecimentos Gerais
► Bloco I (30 questões): Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Controle Externo, Administração Pública.
► Bloco II (20 questões): Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Sistema Normativo Anticorrupção.
Conhecimentos Específicos
► Bloco I (25 questões): Estatística; Análise de Dados.
► Bloco II (25 questões): Auditoria Governamental; Contabilidade do Setor Público; Análise das Demonstrações Contábeis; Administração Financeira e Orçamentária; Economia do Setor Público.
Já no exame discursivo, foi necessário responder a duas questões discursivas de Conhecimentos Gerais em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada.
Além de duas questões discursivas de Conhecimentos Específicos a serem respondida em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada; e uma redação de peça de natureza técnica a ser elaborada em até 50 linhas, valendo 40 pontos.
Os aprovados ainda são convocados para um Programa de Formação, em Brasília DF.
Presidente já sinalizou desejo por novo concurso TCU de auditor
Segundo Dantas, o TCU tem um déficit de 400 auditores. O órgão tem concurso em andamento para preencher parte dessas vagas. Porém, na visão do presidente, não será suficiente.
“Quero empossá-los e já abrir outro concurso logo no meu primeiro ano de gestão para trazer essa nova geração com muita força de vontade que nos ajuda a enxergar novos horizontes", disse, em entrevista ao podcast do Correio Braziliense.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 prevê o preenchimento de 150 vagas no TCU. Tal quantitativo pode ser usado para as nomeações de aprovados no concurso aberto em 2021 ou para uma nova seleção.
Divulgado em 2021, o edital do concurso TCU trouxe, inicialmente, 20 vagas. Porém, o órgão já convocou mais aprovados que esse quantitativo para o Programa de Formação. O que demonstra a tendência de aproveitamento do cadastro de reserva.