Concurso TCU: secretária fala de convocações e novo edital

Secretária-geral de Controle Externo do TCU explica sobre a possibilidade de convocações de aprovados e novo concurso público. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:14/03/2024 às 15:16
Atualizado em:14/03/2024 às 16:53

A secretária-geral de Controle Externo, Ana Paula Sampaio, falou na quarta-feira, 13, sobre o concursos TCU. Em relação à chamada de aprovados, ela explicou que ainda está em análise dentro das necessidades e do orçamento do órgão.


Porém, afirmou que "sempre vai caber mais auditores no tribunal".

"O TCU chamou, no ano passado, duas turmas de novos auditores e sempre vai caber mais auditores no tribunal. A gente precisa lidar com a escassez de recurso de forma bastante estratégica. A gente tem um concurso válido até o final do ano e o tribunal está sempre renovando os quadros", disse, em entrevista ao CB Poder, programa do Correio Braziliense.

Sobre um novo concurso, a secretária-geral apontou que, por enquanto, não há previsão para edital em 2024.


Apesar das declarações, a Lei Orçamentária Anual (LOA), sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê 163 novas vagas para o TCU este ano.


Desse quantitativo, 139 são destinadas à nomeação de candidatos já aprovados em concurso para o tribunal, além de outras 24 novas vagas.


Vale ressaltar que os números representam apenas uma estimativa para provimento de novas oportunidades no serviço público. 


Em julho do ano passado, o Tribunal de Contas da União formou uma comissão para estudar e apresentar uma proposta de novo modelo de concurso TCU


A meta é modernizar as etapas do concurso, para recrutar servidores com habilidades interpessoais aderentes ao cargo que irão desempenhar.


> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Secretária fala de convocações e novo concurso TCU

(Foto: Divulgação)


Além disso, no Plano de Gestão 2023-2025 do TCU, há um projeto de aumentar o ingresso de grupos sociais minoritários.


Por esse motivo, a comissão formada também trabalha na proposição de novos critérios de diversidade, tais como gênero e raça.

Concurso TCU deve ter uma nova forma de avaliação

Em março do ano passado, o presidente Bruno Dantas mencionou a intenção de reformular a avaliação dos candidatos nos próximos concursos do órgão.


Segundo ele, é necessário medir também as habilidades interpessoais, além dos conhecimentos teóricos.

"Já iniciamos um estudo e queremos contratar uma consultoria para reformular completamente a forma de recrutamento. O nosso concurso público precisa examinar outras habilidades além daqueles que são usualmente testadas. É preciso que o nosso concurso seja capaz de medir habilidades interpessoais, por exemplo, até porque estamos contratando pessoas que passarão 30 anos ao nosso lado. Isso já está sendo tratado", afirmou, em evento interno do TCU.

Realizado em 2021, o último concurso para o TCU ofereceu 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo. Porém, o órgão já convocou mais aprovados que esse quantitativo para o Programa de Formação.


O que demonstra a tendência de aproveitamento do cadastro de reserva. A carreira tem como requisito o nível superior completo ou a habilitação legal equivalente em qualquer área de formação.


A lotação dos aprovados ocorre exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal. Neste ano, a remuneração da carreira passa ao valor de R$24.652,05.

Resumo novo concurso TCU

  • Instituto: Tribunal de Contas da União
  • Situação atual: comissão formada
  • Banca: a definir
  • Cargos: auditor federal de controle externo
  • Escolaridade: nível superior
  • Vagas: a definir
  • Remuneração: R$24.652,05
  • Inscrições: a definir
  • Data da prova objetiva: a definir

Cadastre-se e comece a estudar para o concurso!

Último concurso TCU teve provas objetivas e discursivas

No último concurso TCU para auditores, aberto em 2021, os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas. Foram cobradas 100 questões distribuídas da seguinte forma: 


Conhecimentos Gerais 

  • Bloco I (30 questões): Língua Portuguesa, Matemática Financeira, Controle Externo, Administração Pública.
  • Bloco II (20 questões): Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Sistema Normativo Anticorrupção.

Conhecimentos Específicos 

  • Bloco I (25 questões): Estatística; Análise de Dados.
  • Bloco II (25 questões): Auditoria Governamental; Contabilidade do Setor Público; Análise das Demonstrações Contábeis; Administração Financeira e Orçamentária; Economia do Setor Público. 

Já no exame discursivo, foi preciso responder a duas questões discursivas de Conhecimentos Gerais em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada.


Além de duas questões discursivas de Conhecimentos Específicos a serem respondida em até 20 linhas cada, valendo 15 pontos cada, e uma redação de peça de natureza técnica a ser elaborada em até 50 linhas, valendo 40 pontos.


Os aprovados também foram chamados para um Programa de Formação, em Brasília DF.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!