Neste formato, as questões são compostas por itens no estilo "Certo" ou "Errado" e, uma resposta errada anula uma certa. Isso significa que o candidato precisa ter precisão ao julgar cada afirmativa, já que o chute pode prejudicar o resultado final.
Outro ponto marcante das provas do Cebraspe é o foco na "lei seca" e na jurisprudência. Dessa forma, é preciso mais do que memorizar os conteúdos, como também compreender para realizar interpretações.
Além disso, os enunciados das questões podem conter informações aparentemente desconexas, que não ajudam diretamente na resolução, exigindo uma leitura atenta para identificar a resposta correta.
Diante desse cenário, quem irá prestar a prova do Cebraspe no concurso TCU precisa estar preparado para o seu estilo de cobrança.
Para isso, a recomendação é resolver provas anteriores da banca, treinar a interpretação de textos legais e manter-se atualizado sobre jurisprudências relevantes.
O edital para o cargo de técnico do TCU já foi publicado!

Concurso TCU é aberto com vagas de nível médio
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Como será a prova do concurso TCU?
Os candidatos ao concurso TCU serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, aplicadas no dia 3 de agosto, em Brasília/DF.
A aplicação da parte objetiva será na parte da manhã, com duração de três horas e 30 minutos. Já a discursiva ocorrerá no turno da tarde, com duração de duas horas e 30 minutos.
Na prova objetiva, os candidatos terão que responder a 120 itens no estilo "certo/errado", sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos. As disciplinas que serão cobradas são:
Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Língua Inglesa;
- Direito Constitucional;
- Tecnologia da Informação; e
- Legislação.
Conhecimentos Específicos:
- Noções de Administração;
- Direito Administrativo;
- Gestão de Contratos;
- Execução Orçamentária e Financeira; e
- Controle Externo.
A prova valerá 120 pontos, sendo aprovado o candidato que obtiver:
- nota igual ou superior a dez pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
- nota igual ou superior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
- nota igual ou superior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Por sua vez, a prova discursiva terá 30 pontos e consistirá de duas partes, sendo a primeira composta por duas questões discursivas, sendo uma de Conhecimentos Básicos e outra de Conhecimentos Específicos, com limite de até 10 linhas cada e valendo cinco pontos, totalizando dez.
Enquanto a segunda parte consistirá em uma peça de natureza técnica, com até 30 linhas, no valor de 20 pontos.
Inscrições do concurso TCU abrem no dia 30 de maio
O edital do novo concurso TCU oferece 60 vagas para técnico federal de controle externo, cargo de nível médio e com iniciais de R$15 mil.
Os interessados em uma vaga poderão se inscrever no prazo de 30 de maio a 17 de junho, pelo site do Cebraspe, organizador.
O primeiro passo será o preenchimento do formulário com todos os dados solicitados. Em seguida, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição de R$70. O pagamento poderá ser efetuado até 20 de junho.
Somente membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico), e doadores de medula óssea poderão solicitar isenção da taxa.
Os pedidos de isenção poderão ser feitos de 30 de maio a 3 de junho, pelo site do Cebraspe, mediante envio da documentação comprobatória das condições.
O TCU também prepara concurso para o cargo de auditor federal de controle externo, de nível superior, contemplando diversas especializações. Nesse caso, o edital deve ser publicado nos próximos dias.
Estude para quantos concursos quiser com uma assinatura. Clique aqui e saiba mais!