Concurso Telebras: após escolha do Cebraspe, empresa deve definir vagas
Após publicar dispensa que autoriza contratação do Cebraspe, Telebras deve definir demais detalhes sobre concurso, como a oferta de vagas.
Autor:
Publicado em:11/03/2021 às 13:30
Atualizado em:11/03/2021 às 13:30
Na última segunda-feira, 8, foi publicada em Diário Oficial uma Dispensa de Licitação autorizando a contratação do Cebraspe como organizador do próximo concurso Telebras. Mas, o que os futuros servidores querem saber é quais serão as oportunidades oferecidas e quando sairá o edital da seleção.
Folha Dirigida entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do órgão, que esclareceu alguns detalhes sobre esse novo concurso até o momento. De acordo com o setor, a contratação do Cebraspe ainda não foi concretizada.
Isso porque, apesar da dispensa publicada na segunda, ainda será preciso a realização de trâmites internos para analisar a viabilidade desse processo de contratação. Diante disso, a Telebras ainda não tem muitos detalhes concretos sobre a seleção.
A empresa ainda deve definir, por exemplo, quais serão os cargos e vagas a serem ofertados no edital. Segundo a Assessoria de Comunicação da Telebras, as informações serão divulgadas oportunamente.
Os próximos passos para que o concurso Telebras possa ser realizado é a formação da comissão organizadora que fiscalizará e acompanhará todas as etapas referentes à seleção e a formalização do contrato com o Cebraspe.
Concurso Telebras está em estudo na estatal desde 2020
Desde junho do ano passado a estatal havia confirmado que já estava analisando a possibilidade de um novo concurso. Na época, foi fixada uma portaria com um novo quantitativo para o quadro de pessoal da Telebras.
De acordo com informações do documento, a Telebras conta com um quadro composto por mais de 400 postos de trabalho. Desse total, 371 são do quadro permanente, que inclui contratações por meio de concurso.
De acordo com os últimos dados divulgados pela Telebras até junho do ano passado a empresa tinha seis cargos vagos. Até a realização de um novo concurso, mais vacâncias podem acontecer.
É responsabilidade da própria Telebras gerenciar seu quadro, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados. Ou seja, a estatal tem autonomia para fazer um concurso.
Estatal não realiza concurso desde 2015
Vale lembrar que a Telebras não conta com cadastro de reserva válido para preenchimento de vacâncias. A validade do último concurso, realizado em 2015, encerrou em fevereiro do ano passado, sem possibilidade de nova prorrogação.
O concurso Telebras 2015 ofereceu 39 vagas para lotação em Brasília. Além das oportunidades imediatas, havia chances para formação de um cadastro de reserva.
As oportunidades eram para especialistas em diversas áreas, com exigência de nível superior. Também havia oferta de vagas para técnicos, em várias especialidades, com chances nos níveis médio e técnico.
Para os especialistas, o salário oferecido era de R$6.929,58. Já para os níveis médio e técnico a remuneração era de R$2.612,64. Todos os profissionais tinham carga semanal de trabalho de 40 horas.
As contratações da empresa são realizadas sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Além da remuneração, a Telebras ainda oferecia a seus servidores alguns benefícios, como auxílio-creche; benefício-farmácia; plano de previdência complementar, opcional e ticket alimentação/refeição.