Concurso TJ AP: presidente confirma edital de juiz ainda este ano
O desembargador-presidente do TJ AP afirmou que o edital do concurso para magistrados está em elaboração e sai ainda este ano.
Autor:
Publicado em:07/10/2020 às 08:33
Atualizado em:07/10/2020 às 08:33
O desembargador-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, João Guilherme Lages, informou que o edital do concurso TJ AP para a magistratura será divulgado ainda este ano. A escolha da banca está em andamento.
A informação foi transmitida na última terça-feira, 6, em entrevista ao programa “Café com Notícia”, na Diário FM, e confirmada por Folha Dirigida por meio da Assessoria de Imprensa.
Na ocasião, o presidente do TJ AP comentou sobre os editais de servidores e de juízes, e sobre este útlimo destacou:
"Já o concurso para magistrado é mais longo e demorado. Mas até o final de 2020 acredito que iremos lançar para magistrados, pois alguns dos nossos estão acumulando unidades judiciárias. Os dois editais saem ainda esse ano."
Sobre o edital de servidores, ele confirma que a previsão é que o documento saia já este mês, em outubro. João Guilherme Lages pontuou que a corregedoria já enviou à presidência os procedimentos e estão 'fechando' (finalizando) os editais.
Resumo do concurso TJAP
Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Amapá
Banca: a definir
Cargo: juiz substituto
Vagas: sete
Requisito: bacharel em Direito
Status: comissão formada
Concurso TJ AP de juiz já escolhe banca
O edital está previsto para ainda este ano, mas a banca organizadora ainda não foi definida. No entanto, este processo já foi iniciado. Quem confirmou a informação foi o presidente da comissão.
Em nota , o tribunal confirmou por meio do desembargador Carmo Antônio de Souza que 'já estão sendo definidos os critérios' para a escolha da banca.
Alguns concursos de juízes, defensores, promotores e procuradores, a organização das etapas costuma ficar sob responsabilidade do próprio órgão. Só que o presidente da comissão afirmou que:
“Todas as etapas do Concurso serão realizadas pela instituição especializada que vier a ser contratada. Assim consideramos mais seguro e tranquilo”, disse o desembargador.
Carmo Antônio ainda frisou que o grupo formado tem se reunido com relguaridade para discutir os trâmites do concurso, já autorizado. Após ser formada a comissão, os membros encaminharam o processo à presidência do tribunal para as devidas providências.
A comissão organizadora foi formada também em juloh, no dia 2, e o grupo é composto por quatro servidores:
Desembargador Carmo Antônio de Souza- titular
Desembargadora Sueli Pini – titular
Desembargador Gilberto Pinheiro – suplente
Desembargador Carlos Tork – suplente
Já autorizado, concurso TJ AP terá sete vagas
Já autorizado, o concurso TJ AP terá oferta de sete vagas mais formação de cadastro de reserva para o cargo de juiz de Direito substituto. Os candidatos no cadastro de reserva poderá ser convocado durante todo o prazo de validade da seleção.
O desembargador-corregedor, Contreras, disse ainda que a quantidade de juízes substitutos não é suficiente para atender a demanda do 1º grau de jurisdição do TJ AP.
Para concorrer ao cargo de juiz substituto, é necessário ter o curso de bacharel em Direito e comprovar os três anos de prática jurídica, exercidas após a obtenção do grau de Bacharel.
A carreira de juiz substituto proporciona uma remuneração inicial de R$30.404,40. As etapas do novo concurso ainda não foram confirmadas, mas deverão ser as mesmas do edital anterior, sendo cinco etapas, com caráter eliminatório e classificatório, sendo:
Prova objetiva;
Duas provas escritas;
Prova oral;
Curso de formação inicial;
Avaliação de títulos.
Além destas etapas, os candidatos ainda passam por inscrição definitiva, que consiste na sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, além de exame psicotécnico.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!