Concurso TJ BA para servidores pode ocorrer em 2021? Entenda!

A Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado da Bahia indica a realização de um novo concurso TJ BA. Confira!

Autor:
Publicado em:06/01/2021 às 08:15
Atualizado em:06/01/2021 às 08:15

No último dia de 2020 o governador da Bahia, Rui Costa, sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para 2021. Basicamente, a lei estabelece quais são as metas fiscais e prioridades da Administração Pública Estadual para o ano em exercício. 

Dentre as metas, está a previsão para a realização de um novo concurso no Tribunal de Justiça da Bahia. Vale lembrar que essa indicação na LDO por si só não garante a realização do concurso, que ainda precisa ser autorizado para que possa acontecer.

A expectativa é de que a seleção ofereça oportunidades para área de apoio. Isso porque o órgão tem concurso em andamento para juízes e conciliadores.

O primeiro edital oferta 50 vagas para a função de juiz substituto. Já o segundo, conta com 7,5 mil oportunidades temporárias, em cadastro de reserva, para juízes leigos e conciliadores.

Em contrapartida, o último edital para servidores foi publicado em 2014. A validade dessa seleção encerrou em julho de 2019, de modo que o tribunal só poderá realizar novas contratações para área de apoio mediante a realização de um novo concurso.

+ Concursos Federais 2021: com LDO, Orçamento para concursos pode sair

TJ-BA
Tribunal não conta com concurso em validade para servidores
(Foto: Prefeitura de Guanambi)

Último concurso TJ BA para área de apoio contou com 200 vagas

Em 2014, por exemplo, foram oferecidas 200 vagas, sendo 93 para técnicos e 107 para analistas. As vagas de técnico foram distribuídas pelas áreas Judiciária, que exigia o nível médio; e para Tecnologia da Informação, cujo requisito era o médio/técnico.

Para analistas, havia chances para área Judiciária, que exige formação em Direito; apoio especializado, cujo requisito são cursos de graduação específicos; e         Administrativa, que aceita graduação em qualquer curso.

No último ano, o vencimento básico para técnicos era de R$3.581,83, já para analista, o valor ficava em R$5.876,75. No total, os ganhos iniciais dos servidores podem ser ainda maiores, somando o auxílio-alimentação e as gratificações. Porém, os valores dos benefícios ainda precisam ser confirmados.

Botão com link para curso de preparação

Relembre como foi o último concurso para o tribunal

Mesmo sem uma confirmação sobre o edital, os futuros servidores sabem que não é o ideal esperar a publicação do documento para começar a estudar. Uma maneira de já iniciar a preparação é utilizar como base o edital do concurso anterior.

Em 2014, o concurso TJ BA foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. No caso dos inscritos nas vagas de analista, ainda foi realizada uma avaliação de títulos.

As provas objetivas foram compostas por questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação Específica, Noções de Informática (exceto área de Tecnologia da Informação) e Conhecimentos Específicos a cada cargo. 

Na disciplina de Conhecimentos específicos foram cobrados conteúdos de Direito Processual Penal e Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Contabilidade, Administração Pública e Administração Orçamentária.

Se você não quer perder tempo e começar a estudar desde já, uma novidade da Folha Dirigida para o ano de 2021 pode te ajudar. 

Acaba de chegar ao mercado o Folha Cursos, que oferece cursos de preparação para concursos com materiais exclusivos, dentre outras ferramentas que vão ajudar o futuro servidor a garantir sua tão sonhada vaga.

Ainda não está por dentro desta novidade? Confira a lista de cursos preparatórios que já estão disponíveis no Folha Cursos:

Por cargo

Por carreira