Concurso TJ ES: após rumores, órgão diz que não há previsão de edital
Após indícios de abertura de um novo edital por sites, o Tribunal de Justiça capixaba emitiu nota negando e disse que não há previsão.
Autor:
Publicado em:10/12/2020 às 08:56
Atualizado em:10/12/2020 às 08:56
Nos últimos meses, começaram rumores na internet, em sites e páginas de redes sociais, sobre um suposto novo concurso TJ ES. Mas, será que isso é verdade? O órgão já se manifestou sobre o assunto.
O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo emitiu uma nota oficial na última quarta-feira, 9, e garante que as informações veiculadas não procedem.
Segundo o tribunal, não há previsão de novo concurso, até o momento. Veja o anúncio:
É importante destacar que o órgão negou o concurso, por ora, pois de fato não deve haver previsão de edital internamente. No entanto, nada impede que sejam iniciados preparativos no decorrer de 2021, a depender de autorizações e vacâncias no Poder Judiciário.
Além disso, mesmo sem comunicado oficial, o tribunal pode se agitar internamente para a realização de estudos e levantamento de cargos vagos. Isso, no entanto, não indica a realização de concurso, mas pode ser um indício de algo no futuro, caso ocorra.
Concurso TJ ES: déficit já ultrapassa 600 servidores, segundo presidente
Em janeiro deste ano, o presidente desembargador Ronaldo Gonçalves reconheceu a necessidade de novos servidores e magistrados. Com isso, se faz necessário que o órgão pense em concurso para servidores e juízes.
Naprimeira sessão do Pleno de 2020, realizada no dia 30 de janeiro, ele agradeceu o empenho dos profissionais que estão atuando em quadro reduzido de pessoal, dizendo:
“Fica aqui o nosso agradecimento a todo o corpo de funcionários do nosso Tribunal de Justiça. Todos, em uníssono, estão cumprindo sua missão, principalmente no momento atual onde temos poucos juízes e poucos funcionários. É um momento difícil para nós, mas iremos ultrapassar”, disse Gonçalves.
Segundo o representante do órgão, até dezembro de 2019, eram encontrados660 cargos vagos na área de apoio. Desse total, 598 são de analistas judiciários, 16 de analistas judiciários especiais e 46 de técnicos judiciários.
Com isso, o déficit deve ser muito maior a 660, uma vez que o último levantamento é de dezembro de 2019 e já se passaram 12 meses.
Na época, o jornal A Gazeta chegou a mencionar que o atual presidente do tribunal cogitava realizar a seleção para servidores e juízes durante seu mandato, desde que os gastos do Judiciário sejam reduzidos. Mas, sem previsão até o momento.
“É preciso reduzir os gastos para fazermos concurso. A cada dia que passa, a cada mês que passa é mais juiz aposentando e funcionário aposentando. Avalio (fazer um concurso), talvez não hoje. Bem provável (ser durante a atual gestão). Tanto para servidor quanto para juiz”, relatou segundo o jornal.
Último concurso TJ ES completou dez anos
Para o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo é muito importante realizar um novo concurso, já que o último completou dez anos desde a sua abertura.
O último concurso TJES para servidores efetivos do Tribunal de Justiça do Espírito Santo ocorreu em 2010. Na época, o edital trouxe a oferta de 455 vagas para analistas judiciários, de níveis médio e superior.
As provas foram organizadas pelo Cebraspe (na época, Cespe/UnB), que aplicou provas objetivas de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos, com 70 questões ao todo, para todos os cargos.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!