Concurso TJ GO 2021: inscrições abertas para 292 vagas em cartórios
Tribunal de Justiça de Goiás publica edital do concurso TJ GO 2021 para cartórios. Oferta é de 292 vagas; inscrições a partir de agosto!
Autor:
Publicado em:14/07/2021 às 20:42
Atualizado em:14/07/2021 às 20:42
O Tribunal de Justiça de Goiás divulgou o edital do novo concurso TJ GO para cartórios. O documento com as regras da seleção foi publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta quarta-feira, 14. A oferta é de 292 vagas, sendo dois terços para provimento e um terço para remoção.
Para concorrer as vagas de provimento é preciso ter diploma de bacharel em Direito e conduta condigna para o exercício da profissão.
De acordo com a Lei Federal n°8.935/94, poderão se inscrever não bacharéis em Direito que tenham completado, até a data da primeira publicação do edital do concurso, dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro.
Já as oportunidades de remoção são destinadas a titulares de registro ou notarial no Estado de Goiás, que exerçam a atividade por mais de dois anos. O concurso traz a reserva para negros e pessoas com deficiência.
As inscrições serão aceitas no site da Fundação Vunesp, organizadora, de 6 de agosto a 7 de setembro. O primeiro passo será preencher o formulário com todos os dados solicitados.
Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$250. Será permitido se candidatar para um ou dois dos critérios de ingresso (provimento ou remoção), desde que atenda os requisitos necessários.
Haverá isenção da taxa para membros de família de baixa renda, inscritos no CadÚnico, doadores de sangue ou doadores de medula óssea. Para isso será preciso completar requerimento específico, de 6 a 9 de agosto, pelo portal da Vunesp.
Além de enviar a documentação comprobatória das condições. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em 20 de agosto.
Concurso TJ GO: provas estão marcadas para outubro
O concurso TJ GO será composto por diferentes etapas:
Primeira etapa — uma prova objetiva de seleção;
Segunda etapa — uma prova escrita e prática;
Terceira etapa — comprovação de requisitos para outorga das delegações;
Quarta etapa — composta das seguintes fases: exame psicotécnico e exame médico; análise da vida pregressa; entrevista pessoal;
Quinta etapa — prova oral;
Sexta etapa — avaliação de títulos.
A prova objetiva terá duração de quatro horas. Ela está marcada para os dias 24 de outubro (remoção) e 31 de outubro (provimento), na cidade de Goiânia.
Os candidatos deverão responder a 100 questões sobre Direito Notarial e Recursal; Direito Civil, Processual Civil e Direito Empresarial; Direito Constitucional, Administrativo, Direito Tributário; Direito Penal, Processual Penal; Língua Portuguesa; e Conhecimentos Gerais.
Os classificados nessa etapa farão prova escrita e prática, que consistirá numa dissertação e na elaboração de peça prática, além de questões discursivas.
Aqueles candidatos que se classificarem na prova escrita e prática farão, então, prova oral. Todas as provas serão aplicadas em Goiânia.
O presidente do tribunal, desembargador Carlos França, falou da importância do concurso.
“A entrega eficiente da prestação jurisdicional passa pelo aparelhamento profissional do Poder Judiciário que, apesar das carências que serão corrigidas com os certames, ficou em terceiro lugar no País em produtividade, o que demonstra o comprometimento de nossos servidores", afirmou França.
Ele acrescentou ainda "que os serviços extrajudiciais têm grande importância para a sociedade e que esse novo concurso propiciará ainda uma melhor prestação dos serviços cartorários".
TJ GO prepara novo concurso para analistas judiciários
O Tribunal de Justiça de Goiás também prepara novo concurso TJ GO para efetivos. A estimativa é que a oferta seja de 101 vagas para analistas judiciários, cargo de nível superior.
Segundo o presidente do tribunal, desembargador Carlos Alberto França, o concurso será unificado. Ou seja, as vagas não serão distribuídas por região no edital.
Analista judiciário – Área de Apoio Judiciário e Administrativo: nível superior em qualquer área;
Analista judiciário – Área Especializada: nível superior em atividade profissional específica;
Analista judiciário – Área Judiciária e Oficial de Justiça Avaliador: nível superior em Direito.
O concurso TJ GO será composto por: provas objetivas e provas discursivas/estudo de caso, de caráter eliminatório e classificatório.
Com o avanço nos trâmites do concurso TJ GO, a recomendação é iniciar a preparação o quanto antes. Não espere o edital ser publicado para começar os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te auxiliar no caminho até a posse.