Termo de referência do concurso TJ GO detalha etapas da seleção
Já com contrato assinado, o edital do concurso TJ GO ofertará 41 vagas para cargos de analista. Veja mais detalhes sobre as etapas da seleção!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:08/07/2024 às 15:28
Atualizado em:08/07/2024 às 15:28
O contrato com a banca do novo concurso público para o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ GO) já foi assinado e o edital pode sair a qualquer momento.
O concurso, que ofertará 41 vagas imediatas e oportunidades de cadastro reserva para analista, avaliará os candidatos por meio de diversas etapas, como provas objetivas e discursivas.
Os detalhes acerca das etapas do concurso TJ GO estão indicados no termo de referência da seleção.
Conforme indicado no documento acessado pelo Qconcursos Folha Dirigida, a seleção prevê a aplicação de provas objetivas e discursivas aos inscritos.
As provas objetivas contarão com 60 questões de múltipla escolha. Cada questão terá cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única resposta correta.
Ainda não há detalhes relacionados às questões que serão exigidas dos candidatos. No entanto, a prova será estruturada em Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
Para ser considerado aprovado, o candidato do concurso TJ GO deverá obter a pontuação mínima de 60% do total de pontos previstos.
A prova discursiva, por sua vez, será composta por uma questão a respeito de conhecimentos específicos relacionados ao cargo desejado pelo candidato.
As provas do concurso TJ GO serão aplicadas em Goiânia GO e terão duração de 5 horas.
Cargos e salários do concurso TJ GO
As 41 vagas da seleção serão distribuídas entre as seguintes especialidades de analista:
analista judiciário - área judiciária de oficial de justiça: 29 vagas
analista judiciário - área especialidade de analista de sistemas: quatro vagas
analista judiciário - área especializada contador: oito vagas.
Todas as especialidades exigem a formação de nível superior.
O vencimento básico do aprovado no concurso TJ GO será de R$5.200,37. Ao final da carreira, o valor pode chegar a R$8.024,23.
Vale a pena destacar que o servidor ainda faz jus à Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ), cujo valor corresponde a 25% do vencimento básico, além de outras bonificações, como o adicional de qualificação (AQ).
O último concurso TJ GO para analistas foi realizado entre 2021 e 2022. A oferta foi de 46 oportunidades imediatas para analista judiciário na área de Apoio judiciário e Administrativo, carreira destinada a quem tinha o nível superior em qualquer segmento.
As demais 49 vagas foram para analista da área Judiciária, para formados em Direito. Houve reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros.
A seleção registrou 20.357 inscritos eocorreu de forma unificada. Ou seja, as vagas não foram distribuídas por região no edital. A convocação de aprovados se dá mediante a necessidade do órgão em cada localidade.
O último concurso para analistas judiciários do TJ de Goiás foi composto por provas objetivas e discursivas.
Os concorrentes foram submetidos a 60 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, cinco de História e Geografia de Goiás, dez de Legislação Complementar e 30 de Conhecimentos Específicos.
Por sua vez, a prova discursiva teve como objetivo avaliar o conteúdo, o conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.