Concurso TJ MT para servidores está no radar da Presidência
A atual presidente do TJ MT, Maria Helena Póvoas, sinalizou sobre a possibilidade de abrir em breve um novo concurso TJ MT para servidores.
Autor:
Publicado em:30/06/2021 às 08:40
Atualizado em:30/06/2021 às 08:40
O Tribunal de Justiça do Mato Grosso pode estar perto de realizar um novo concurso TJ MT para servidores. Quem indicou essa possibilidade foi a própria atual presidente do órgão, Maria Helena Gargaglione Póvoas.
Pelo Instagram, um seguidor a questionou que com a chegada de novos juízes oriundos do último concurso seria preciso novos técnicos judiciários. Complementando, ele perguntou se havia previsão de novo edital, e ela respondeu:
"Sim... o mais breve possível."
Com isso, entende-se que o órgão já deva estar trabalhando internamente para realizar um novo concurso TJ MT para a área de apoio em breve. A reportagem da Folha Dirigida está em contato com o tribunal para apurar mais detalhes.
Concurso do TJ MT para a área de apoio é sinalizado pela presidente
(Foto: Prefeitura de Cuiabá/MT)
TJ MT teve validade do concurso de servidores suspensa
Em abril deste ano, o TJ MT anunciou a suspensão do prazo de validade do concurso de 2015 para servidores. O prazo é até 31 de dezembro.
“Com efeito, a situação médico-sanitária em Mato Grosso é periclitante, com hospitais públicos e privados à beira do colapso e falta de vagas em UTIs. O Painel Epidemiológico n. 415, de 27.04.2021, disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Mato Grosso, indica a triste taxa de ocupação de leitos de UTI na faixa de 108%. Por outro lado, igualmente preocupante é o ritmo da vacinação no estado, uma vez que, segundo o consórcio de veículos de imprensa que monitora os números da pandemia, Mato Grosso é o estado que menos vacinou contra a Covid-19 no país, com baixa porcentagem da população vacinada mesmo apenas com a primeira dose”, disse a presidente.
De acordo com a presidente, com esses fatores, indicou-se a necessidade de prorrogação da suspensão dos prazos do concurso público, já que as perspectivas de melhora em curto ou médio prazo do quadro geral da pandemia eram baixas.
Ela ainda garante que a suspensão do prazo de validade do certame não se traduz em prejuízo aos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas no edital, uma vez que todos eles já foram nomeados e, hoje, as novas nomeações são inteiramente do cadastro de reserva.
“Além disso, a expiração da validade do certame é deveras prejudicial para a Administração Pública, uma vez que inviabilizará, havendo disponibilidade orçamentária e financeira, a reposição das vagas decorrentes da vacância dos cargos hoje ocupados, isso sem que haja condições médico-sanitárias para a deflagração de um novo concurso, inclusive porque a Resolução CNJ n. 313/2020 vedou a realização de atos que demandem comparecimento presencial de candidatos”, finalizou.
O concurso TJ MT foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). Foram ofertadas nove vagas para o cargo de juiz substituto.
Para concorrer, foi preciso uma série de exigências, entre elas: ter mais de 25 anos de idade e até 65 anos, na data da inscrição definitiva; ser bacharel em Direito, há, no mínimo, três anos; e três anos de atividade jurídica, a partir da obtenção do diploma, até a data da inscrição definitiva na seleção
Os candidatos foram avaliados por meio de várias etapas, sendo a primeira uma prova objetiva. Os candidatos responderam a 100 questões de múltipla escolha, sendo estas distribuídas em três blocos de matérias, dos quais:
Bloco 1: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente;