Concurso TJ PI deverá ter 100 vagas e edital até março

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí disse que o concurso TJ PI 2022 de servidores deverá ter edital lançado até março. Veja mais!

Autor:
Publicado em:17/01/2022 às 06:38
Atualizado em:17/01/2022 às 06:38

O novo concurso TJ PI para servidores parece estar com trâmites bem adiantados para sair nos próximos meses. O presidente do tribunal, desembargador José Ribamar de Oliveira, falou sobre vagas e previsão de edital.

Em entrevista rápida ao Jornal do Piauí, local, ele falou que serão oferecidas cerca de 100 vagas. Os cargos ainda não estão confirmados, mas devem ser contemplados técnicos e analistas judiciários.

Mas, segundo o presidente do TJ PI, a maioria dessas vagas devem ser de analistas.

Sobre o edital, a previsão é publicá-lo ainda neste semestre, até março. Ele também falou que a banca organizadora será escolhida em breve.

"Vamos fazer concurso para servidores, com cerca de 100 vagas. A maioria de analista. Já estamos com a comissão formada e já vamos, em breve, escolher a instituição que realizará o concurso", disse

♦ Inicie já a sua preparação para concursos 2022 ♦

Concurso TJ PI formou comissão este ano

No início de janeiro, o concurso TJ PI oficializou a sua comissão organizadora.  Os nomes dos membros foram publicados do Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça do Piauí.

De acordo com a portaria, o juiz de Direito, Rodrigo Tolentino, irá presidir a equipe. Caberá à comissão definir as regras do próximo edital, assim como o número de vagas e cargos que serão oferecidos.

A portaria adianta que as vagas serão para o quadro de pessoal de servidores do Poder Judiciário do Estado do Piauí.

Fachada TJ PI à noite
Concurso TJ PI 2022 tem edital previsto para o primeiro semestre
(Foto: Governo do Piauí)

Concurso TJ PI deve ajudar a reduzir terceirizados

Ainda em 2021, o presidente do TJ PI já tinha falado sobre o novo concurso e adiantado que trabalhava para realizar a seleção. Segundo ele, estava entre as metas e com o objetivo de reduzir o uso de terceirizados.

Na época, durante sua posse, o magistrado falou sobre a contratação de novos servidores.

"Estamos nos utilizando de terceirizados com mão de obra competente, mas o certo é que façamos concurso para que a pessoa venha prestar um serviço de qualidade. O terceirizado é uma mão de obra que aos poucos vamos deixando de lado para implementar a realização de concursos", pontuou o presidente.

Segundo o presidente, o objetivo é chegar no posto com a missão de dar continuidade a uma gestão que, segundo ele, foi muito bem avaliada.

“Caminhamos para a implementação do juízo completamente digital, pois os avanços nessa área possibilitará um judiciário mais célere e mais próximo dos anseios sociais, uma meta ousada, mas que queremos colocar em prática à frente do judiciário piauiense”, pontou o novo presidente do TJ-PI.

Concurso TJ PI: último edital não tem mais validade

A realização de um novo concurso TJ PI já se torna possível, ainda mais pelo fato da última seleção já não estar mais em validade. O prazo, que foi prorrogado em 2018, foi expirado em 2020, sem haver mais possibilidade de extensão.

O último concurso TJ PI foi realizado em 2015Foram oferecidas 180 vagas de nível superior, além da formação de cadastro reserva. Naquela época, as oportunidades foram distribuídas pelas seguintes áreas/cargos:

  • Judiciária (escrivão judicial e oficial de justiça e avaliador);
  • Apoio Especializado (análise de sistemas/banco de dados, análise de sistemas/desenvolvimento, análise de sistemas/telecomunicações, auditor, contador, enfermeiro, engenheiro eletricista, médico, nutricionista, odontólogo, psicólogo e psiquiatra);
  • Administrativa (analista administrativo e analista judicial)

O concurso TJ PI foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e chegou a ser suspenso para investigação de fraude. As provas objetivas reuniram 100 questões, sendo 30 serão de Língua Portuguesa e 70 de Conhecimentos Específicos. Já as disciplinas de Raciocínio Lógico e Legislação Específica ficaram incluídas nos Conhecimentos Específicos. 

curso para tribunais