Concurso TJ RJ terá provas em outros estados; veja quais!

Pela primeira vez, concurso TJ RJ terá provas aplicadas em outros estados. A informação foi confirmada em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/09/2025 às 13:39
Atualizado em:15/09/2025 às 14:40

Na última sexta-feira, 12, o Qconcursos Folha Dirigida publicou uma entrevista exclusiva com detalhes do concurso TJ RJ. Uma das principais novidades será a aplicação de provas em outros estados, além do Rio de Janeiro.


A informação foi revelada em primeira mão pelo secretário-geral de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Gabriel Albuquerque Pinto.


Segundo ele, além do Rio de Janeiro, as provas também serão aplicadas fora do estado. A previsão é que ocorram em três cidades: São Paulo (capital), Belo Horizonte e Juiz de Fora.


Desta forma, além do Rio de Janeiro, o concurso TJ RJ terá provas aplicadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Veja o que disse o secretário-geral:

“Pela primeira vez, o tribunal fará provas também em outros estados. A prova será aplicada em três cidades que ainda não estão 100% definidas, mas quase lá. Muito provavelmente serão São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Isso facilita candidatos de outros estados que queiram, eventualmente, prestar concurso aqui no tribunal”, afirmou Gabriel Albuquerque.

No Rio de Janeiro, o secretário-geral informou que as provas serão realizadas nas seguintes cidades: Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, Teresópolis e Volta Redonda.

Candidatos criticam provas fora do RJ

A decisão de aplicar as provas do concurso TJ RJ nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora gerou reação entre os futuros candidatos.


Muitos reclamaram que a medida aumentará a concorrência de forma injusta, já que outros tribunais estaduais normalmente realizam suas provas apenas no próprio estado.


Nas redes sociais do Qconcursos Folha Dirigida, os comentários refletiram a insatisfação:

“Provas em SP e MG? Isso é um absurdo e totalmente desproporcional em relação à justiça com os candidatos do Rio”, escreveu um usuário no Instagram.
“Nunca vi isso, concurso de um estado específico fazer provas em cidades que não são do Estado”, comentou outro seguidor.
“Eu entendi corretamente? A prova para o TJ-RJ será aplicada também em SP e MG? Sério isso?”, questionou uma candidata no YouTube.
“Isso é um absurdo aos residentes do RJ. Veja se o TJSP ou TJMG fazem a mesma coisa por quem mora aqui”, completou outro internauta.

Um exemplo de aplicação de provas em outros estados já ocorre em concursos de outros órgãos, como na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nas últimas edições, a corporação aplicou provas fora do estado.


Em 2024, as provas do concurso da PM SP foram realizadas em mais de 50 municípios, com a tendência sendo repetida este ano.

Provas do concurso TJ RJ devem ser aplicadas também em Minas e São Paulo

(Foto: PGE)

Concurso TJ RJ será regionalizado

O concurso TJ RJ será regionalizado, ou seja, o candidato deverá escolher um dos 11 Núcleos Regionais da Corregedoria (NURs) no momento da inscrição.

“A administração tem todo o interesse que o servidor trabalhe perto de casa, porque não quer um servidor com absenteísmo. Ela quer um servidor satisfeito, que venha trabalhar com motivação, e isso só é possível trabalhando próximo de casa”, explicou Gabriel Albuquerque, secretário-geral de Gestão de Pessoas.

Sobre os núcleos e regiões do estado, o secretário destacou que a capital e a 4ª Região possuem um maior número de servidores, o que tende a gerar mais inscritos e notas de corte mais altas.

“Existem núcleos maiores e menores, e isso se reflete diretamente na nota de corte. Normalmente, a nota de corte é maior na capital, que chama mais candidatos. No interior, a nota é menor, mas também há menos chamadas. O candidato deve avaliar sua vontade de trabalhar no tribunal e a proximidade de casa — é uma escolha muito pessoal de cada um”, acrescentou.

É importante destacar que não haverá uma oferta de vagas prevista, pois o concurso do TJ RJ será para a formação de um cadastro de reserva. Isto é, o tribunal formará um banco de aprovados para realizar as convocações durante a validade.


Comece sua preparação para o concurso TJ RJ com videoaulas, apostilas digitais, questões, simulados e mais. Acesse aqui!

Conheça os cargos do concurso TJ RJ

A oferta do próximo concurso do TJ RJ já foi definida. A seleção contará com os seguintes cargos: 


Nível médio

  • técnico de atividade judiciária, sem especialidade.

Nível superior

  • analista judiciário, sem especialidade, do grupo nível superior;  
  • analista judiciário especialidade contador, do grupo Gestão;  
  • analista judiciário especialidade Execução de Mandados, do grupo Judicial;  
  • analista judiciário especialidade psicólogo, do grupo Assistencial;  
  • analista judiciário especialidade assistente social, do grupo Assistencial;  
  • analista judiciário especialidade comissário de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso, do grupo Judicial;  
  • analista judiciário especialidade médico, do grupo Assistencial;  
  • analista judiciário especialidade médico psiquiatra, do grupo Assistencial;  
  • analista judiciário especialidade analista de negócios, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade analista de infraestrutura de TIC, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade analista de sistemas, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade analista de projetos, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade analista de gestão de TIC, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade analista de inteligência artificial, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade analista de segurança da informação, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade cientista de dados, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade arquitetos de dados, do grupo Tecnologia da Informação;  
  • analista judiciário especialidade engenheiro de dados, do grupo Tecnologia da Informação; e
  • analista judiciário especialidade analista de dados sênior, do grupo Tecnologia da Informação.

Embora o concurso não reserve vagas, o secretário-geral de Gestão de Pessoas estima a nomeação de mais de mil aprovados. Isso será possível por meio da abertura de um Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA) em 2026. 


Confira a entrevista completa e todos os detalhes abaixo:

Concurso TJ RJ tem banca confirmada e edital iminente

O concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro será realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que está em fase final de contratação. O contrato já foi enviado para assinatura, e o vínculo deve ser oficializado ainda esta semana.


A contratação da banca é uma das últimas etapas antes da publicação do edital. De acordo com o secretário-geral do TJ RJ, o documento está previsto para ser divulgado em outubro.

“Tão logo isso seja finalizado, a FGV vai nos retornar com a minuta de edital proposta, para que analisemos e cheguemos ao termo final. Eu acredito que no início de outubro a gente já vai ter esse documento pronto para publicação”, afirmou o secretário-geral de Gestão de Pessoas.

Segundo Gabriel Albuquerque, os trâmites burocráticos para o edital devem começar ainda este mês, mas a publicação ficará para outubro. As provas, por sua vez, estão previstas apenas para 2026, provavelmente em janeiro.


Ele destacou que a previsão é que as avaliações ocorram no início do mês, dentro da primeira quinzena, ou seja, os candidatos iniciarão o ano já com a prova do TJ RJ.


Pratique seus conhecimentos com questões para o concurso TJ RJ!

Clique e saiba mais

Carregando...