Concurso TJ-RJ juiz: primeira prova escrita é confirmada para março
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio confirmou que as primeiras provas escritas do concurso de juiz serão realizadas em 22 de março.
Autor:
Publicado em:20/02/2020 às 15:40
Atualizado em:20/02/2020 às 15:40
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro confirmou a data de realização da primeira prova escrita do concurso TJ-RJ para o cargo de juiz substituto. O exame ocorrerá no dia 22 de março.
A etapa será destinada a todos os aprovados na primeira etapa, que foi composta por prova objetiva. A lista dos classificados para a segunda fase foi divulgada, de acordo com o modo de concorrência, pela Fundação Vunesp, a banca organizadora.
O informativo com a data de realização da primeira prova escrita foi divulgado no Diário da Justiça Eletrônico do TJ-RJ na última quarta-feira, 19.
Concurso TJRJ: segunda fase será dividida em duas partes
A segunda fase do concurso TJ-RJ será composta por prova discursiva, ou provas escritas como também são conhecidas. A etapa foi dividida em duas partes, com a primeira sendo realizada no dia 22 do próximo mês.
Nesse dia, serão cobradas 25 questões de Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, além de algumas disciplinas listadas no conteúdo programático.
Já a segunda parte será composta por duas provas prática de sentença, sendo uma de natureza cível e outra de natureza penal. A previsão de realização é para os dias 9 e 10 de maio.
Haverá, ainda, uma terceira etapa composta por inscrição definitiva, avaliação física dos candidatos com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa e investigação social. Essas etapas complementares devem acontecer em julho de 2020.
Prova objetiva aconteceu em dezembro
A prova objetiva do concurso TJ-RJ foi quem definiu os classificados para a próxima fase. Com caráter eliminatório e classificatório, os exames foram realizados em 15 de dezembro. Foram cobradas 80 questões de múltipla escolha, distribuídas em três blocos:
Bloco I: Direito Civil, Direito Processual Civil, Organização Judiciária, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente; Direitos Difusos e Coletivos.
O edital de abertura foi publicado em setembro e trouxe 50 vagas para ingresso na magistratura do Estado do Rio de Janeiro. O Tribunal de Justiça exige que os futuros juízes tenham bacharelado em Direito e, no mínimo, três anos de experiência. O salário é de R$30.404,42.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!