Concurso TJ SE terá edital ainda em 2023, assegura presidente
Tribunal de Justiça de Sergipe avança nos preparativos rumo ao concurso TJ SE de servidores. Presidente confirma edital ainda em 2023.
Autor:
Publicado em:13/03/2023 às 15:56
Atualizado em:13/03/2023 às 15:56
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe avançou com os preparativos do concurso TJ SE. Após novamente transformar cargos, o presidente assegura que o edital sairá ainda em 2023 e que a seleção será realizada este ano.
A certeza foi dada pelo presidente do órgão, desembargador Ricardo Múcio, durante uma sessão Ordinária Híbrida do Tribunal Pleno realizada na última quarta-feira, 8 de março.
O presidente ainda não cravou uma data, haja vista que o trâmite para escolha da banca segue em andamento. Mas, ao que tudo indica, os preparativos estão avançados e novidades devem ser divulgadas em breve.
Durante a sessão, ocorreu novamente iuma transformação de cargos. A mudança foi na passagem de três cargos de analista de Direito e um de analista sem especialidade para se tornarem três cargos de analista em estatística e um de analista em arquivologia.
Vale lembrar que ainda não foram confirmadas pelo TJ SE quais especialidades serão contempladas.
Recentemente, o próprio presidente garantiu que o concurso TJ SE vai trazer a escolaridade de nível médio para o cargo de técnico. Isso porque o sindicato estava lutando para alterar o requisito para nível superior.
A Diretoria do Sindijus ratificou a sua posição quanto ao requisito, mas o presidente manteve a sua posição, embora reconheça que exista auma contradição no posicionamento da própria gestão.
“É um descompasso entre o que se exige na grade curricular e o ‘sarrafo’ do concurso, isso eu concordo”, disse o presidente.
A abertura de um novo concurso TJ-SE se faz necessária, principalmente, pelo fato de que o órgão não possui cadastro válido para chamar novos servidores.
Saiba como foi o último concurso TJ SE
O último concurso TJ-SE foi organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/ UnB. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de três horas e 30 minutos.
Avaliação consistiu em 120 questões no modelo Cespe de “certo” ou “errado”, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. A primeira parte abrangeu as disciplinas de:
Português
Noções de Informática (para algumas especialidades)
Noções de Inglês Instrumental (para algumas especialidades)
Raciocínio Lógico
Código de Organização Judiciária do Estado e Regimento Interno do TJ-SE