Concurso TJ SP: sai gabarito das provas de escrevente na capital

Gabaritos das provas objetivas do concurso TJ SP para escrevente na comarca da capital são divulgados. Recursos podem ser feitos até 5 de junho!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:31/05/2023 às 12:42
Atualizado em:31/05/2023 às 13:43

Os gabaritos das provas do concurso para escrevente na capital do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ SP) foram publicados nesta quarta-feira, 31, no site da Fundação Vunesp, banca organizadora. 


. Acesse os gabaritos aqui!


De acordo com o edital, será possível entrar com recurso contra os gabaritos por cinco dias corridos após a divulgação das respostas. Ou seja, até o dia 5 de junho, pelo portal da Fundação Vunesp.


As contestações deverão ser elaboradas de forma individualizada, isto é, uma para cada questão. Caso haja anulação ou alteração de resposta, após a análise dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.


As provas objetivas do concurso para 400 vagas de escrevente, na capital, foram aplicadas no último domingo, 28 de maio. Foram cobradas 100 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (24 questões);
  • Conhecimentos em Direito (40);
  • Conhecimentos Gerais/Atualidades (seis);
  • Conhecimentos Gerais/Matemática (seis);
  • Conhecimentos Gerais/Informática (14); e
  • Conhecimentos Gerais/Raciocínio Lógico (dez).


TJ SP aplica provas objetivas do concurso para escrevente na capital

(Foto: Divulgação)


Mais de 103 mil inscritos foram convocados para as avaliações objetivas. Folha Dirigida questionou a Fundação Vunesp sobre o quantitativo de faltosos. Porém, a banca ainda não informou o número. 

Concurso TJ SP ainda terá prova prática para escrevente 

O concurso TJ SP para escrevente ainda terá uma prova prática. Serão convocados os classificados na objetiva:

  • Ampla concorrência: até a 1.500ª posição;
  • Cota de pessoas com deficiência (PcD): até a 100ª posição; 
  • Cota de negros: até a 400ª posição.

Essa etapa prática busca aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.

TJ SP disponibiliza 400 vagas para escreventes na capital

O edital do concurso TJ SP foi publicado no dia 3 de fevereiro. A oferta é de 400 vagas para escrevente técnico judiciário, cargo de nível médio. 


Desse quantitativo, 300 oportunidades são destinadas à ampla concorrência, enquanto 20 ficam reservadas às Pessoas com Deficiência (PcDs) e 80 para candidatos negros. As inscrições puderam ser feitas até o dia 28 de março.


As vagas são apenas para a comarca da capital paulista. Conforme o edital, os escreventes terão ganhos iniciais de R$5.480,54, para jornada de 40 horas, além dos auxílios de alimentação, saúde e transporte.


No entanto, no dia 13 de abril, foi divulgada uma portaria que reajusta os vencimentos básicos dos servidores e benefícios, como o auxílio-alimentação e auxílio-saúde. Por isso, os valores serão ainda maiores após a posse dos aprovados no concurso.


O TJ de São Paulo também abriu 60 vagas para escreventes para a 1ª Região Administrativa Judiciária (1ª RAJ), na Grande São Paulo. Nesse caso, as provas objetivas estão marcadas para o dia 2 de julho.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!