Concurso TJ SP com 400 vagas é retificado. Veja o que mudou!
Edital do concurso TJ SP com 400 vagas de escrevente, cargo de nível médio, tem retificação publicada. Mudanças estão relacionadas a provas!
Autor:
Publicado em:17/02/2023 às 16:05
Atualizado em:17/02/2023 às 16:05
Com inscrições abertas a partir desta sexta-feira, 17, o novo concurso para escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ SP) teve sua primeira retificação publicada. As mudanças são sobre horário e condições especiais para realização das provas objetivas.
A retificação determinou que as avaliações objetivas serão aplicadas no dia 28 de maio, no período vespertino, ou seja, à tarde.
Foi incluída também a possibilidade de solicitar condição especial para a realização das provas, como caderno de questões ampliado (com fontes e imagens maiores para candidatos com baixa visão), provas em braile (para candidatos com deficiência visual), entre outras.
Para pedir a condição especial, o primeiro passo é preencher a ficha de inscrição, pelo site da Fundação Vunesp, e especificar quais condições necessita. Depois, enviar laudo médico e/ou a documentação comprobatória que justifique a solicitação.
Do total de oportunidades, 300 são destinadas à ampla concorrência, enquanto 20 ficam reservadas às Pessoas com Deficiência (PcDs) e 80 para candidatos negros.
As vagas são apenas para comarca da capital paulista. Os escreventes terão ganhos iniciais de R$5.480,54, para jornada de 40 horas, além dos auxílios de alimentação, saúde e transporte.
As inscrições ficam abertas até 28 de março, pelo portal da Fundação Vunesp, banca organizadora do concurso. A taxa de participação é de R$81.
Pessoas amparadas pela Lei Estadual nº 12.782 poderão solicitar a redução de 50% do valor, até as 23h59 do dia 24 de fevereiro, pelo site da banca.
Provas do concurso TJ SP estão marcadas para maio
A primeira etapa do concurso TJ SP para escreventes será composta por provas objetivas. A aplicação ocorrerá no dia 28 de maio.
Os candidatos deverão responder a 100 questões, distribuídas da seguinte forma:
Língua Portuguesa (24 questões);
Conhecimentos em Direito (40);
Conhecimentos Gerais/Atualidades (seis);
Conhecimentos Gerais/Matemática (seis);
Conhecimentos Gerais/Informática (14); e
Conhecimentos Gerais/Raciocínio Lógico (dez).
Será preciso acertar, pelo menos, 50% dos blocos I (Português) e II (Direito), já que esses são eliminatórios.
O concurso ainda terá uma segunda etapa, de provas práticas. Serão convocados quem se classificar na objetiva até:
Ampla concorrência: 1.500ª posição;
Pessoa com deficiência (PcD): 100ª posição; e
Negros: 400ª posição.
A prova prática buscará aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.
Depois da conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por um ano, podendo ser prorrogado por mais um. Nesse espaço de tempo, as convocações poderão ser realizadas, inclusive de excedentes.