Concurso TJM MG de juízes é autorizado e terá edital em 2022
Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais recebe aval para um novo concurso TJM MG, que contará com vagas para a magistratura. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:16/02/2022 às 08:45
Atualizado em:16/02/2022 às 08:45
O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais foi autorizado a realizar um novo concurso TJM MG. A seleção contará com vagas para a magistratura, ou seja, com chances para quem deseja ser tornar juiz substituto.
A informação foi confirmada pelo magistrado da Justiça Militar da União, Wendell Araujo, pelas redes sociais. A reportagem está em contato com o TJM MG para confirmar mais detalhes.
De acordo com o magistrado, o aval foi dado pelo Órgão Pleno do Tribunal para o preenchimento de quatro vagas. A previsão é de publicação do edital ainda em 2022.
Qual será o próximo passo?
O próximo passo será dar início ao processo de escolha da banca organizadora. Uma comissão interna deverá ser instituída para cuidar de todo o processo, mas que ainda não tem previsão de quando será iniciado.
Assim que a banca for definida, o contrato será assinado e o edital ficará iminente para ser divulgado a qualquer momento.
Quanto ganha um juiz do TJM MG?
De acordo com o Portal da Transparência, o juiz de Direito do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais tem ganhos iniciais de R$ 33.689,11.
Para concorrer é preciso ter curso de nível superior em Direito, além de outras exigências específicas que devem ser confirmadas em breve.
Último concurso TJM MG para juiz aconteceu há 20 anos
Já faz muito tempo que o TJM MG não realiza um concurso público para a magistratura. O último edital foi divulgado em 2002, com vagas para juiz auditor substituto da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais.
O último concurso foi realizado e organizado pelo próprio tribunal, com taxas de R$150. Na época, os concorrentes foram avaliados através de várias etapas de seleção, sendo elas:
1ª etapa: prova objetiva seletiva; 2ª etapa: inscrição definitiva; 3ª etapa: provas escritas; 4ª etapa: uma prova oral; e 5ª etapa: avaliação de títulos.
Na prova objetiva, os candidatos tiveram quatro horas para responder a 60 questões de múltipla escolha, sendo dez para cada uma das matérias a seguir:
Direito Penal Militar;
Direito Processual Penal Militar;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Legislação Estadual e Federal relativa às Organizações Militares do Estado de Minas Gerais; e