O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais foi autorizado a realizar um novo concurso TJM MG. A seleção contará com vagas para a magistratura, ou seja, com chances para quem deseja ser tornar juiz substituto.
A informação foi confirmada pelo magistrado da Justiça Militar da União, Wendell Araujo, pelas redes sociais. A reportagem está em contato com o TJM MG para confirmar mais detalhes.
De acordo com o magistrado, o aval foi dado pelo Órgão Pleno do Tribunal para o preenchimento de quatro vagas. A previsão é de publicação do edital ainda em 2022.
Qual será o próximo passo?
O próximo passo será dar início ao processo de escolha da banca organizadora. Uma comissão interna deverá ser instituída para cuidar de todo o processo, mas que ainda não tem previsão de quando será iniciado.
Assim que a banca for definida, o contrato será assinado e o edital ficará iminente para ser divulgado a qualquer momento.
Quanto ganha um juiz do TJM MG?
De acordo com o Portal da Transparência, o juiz de Direito do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais tem ganhos iniciais de R$ 33.689,11.
Para concorrer é preciso ter curso de nível superior em Direito, além de outras exigências específicas que devem ser confirmadas em breve.
(Foto: Divulgação)
Último concurso TJM MG para juiz aconteceu há 20 anos
Já faz muito tempo que o TJM MG não realiza um concurso público para a magistratura. O último edital foi divulgado em 2002, com vagas para juiz auditor substituto da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais.
O último concurso foi realizado e organizado pelo próprio tribunal, com taxas de R$150. Na época, os concorrentes foram avaliados através de várias etapas de seleção, sendo elas:
1ª etapa: prova objetiva seletiva;
2ª etapa: inscrição definitiva;
3ª etapa: provas escritas;
4ª etapa: uma prova oral; e
5ª etapa: avaliação de títulos.
Na prova objetiva, os candidatos tiveram quatro horas para responder a 60 questões de múltipla escolha, sendo dez para cada uma das matérias a seguir:
- Direito Penal Militar;
- Direito Processual Penal Militar;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Legislação Estadual e Federal relativa às Organizações Militares do Estado de Minas Gerais; e
- Organização Judiciária Militar Estadual.















