O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro apresenta nove cargos vagos. Desse total, seis são para analista (nível superior) e três para técnico (nível médio), de acordo com os últimos dados divulgados pelo órgão, em dezembro de 2021.
Essa carência deverá ser preenchida por meio de aprovados no concurso TRE RJ. Tal seleção terá validade até novembro de 2023.
Isso significa que, até esse prazo, o tribunal poderá convocar aprovados para suprir a necessidade de servidores, mediante o orçamento disponível para nomeações.
E depois de novembro de 2023, como ficarão as nomeações? A boa notícia é que o TRE do Rio de Janeiro já manifestou interesse em participar do concurso unificado da Justiça Eleitoral, previsto para o próximo ano.
Confira o posicionamento do tribunal enviado à Folha Dirigida:
"O TRE-RJ já manifestou formalmente o interesse em participar do certame unificado do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O concurso em vigência aqui no Tribunal expira em novembro de 2023”.
Após o vencimento do concurso atual, o TRE RJ já poderá convocar os aprovados no concurso unificado.
O Tribunal Superior Eleitoral prepara uma seleção única com oportunidades para o TSE e para outros Tribunais Regionais Eleitorais pelo país, que apontem a necessidade de reposição de pessoal.
Até o momento, os tribunais do Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Mato Grosso e Goiás já sinalizaram interesse em participar do concurso unificado.
Último concurso TRE RJ foi realizado em 2017
O último concurso para o TRE RJ foi aberto em 2017. A oferta foi para técnico da área administrativa com sete vagas e 600 no cadastro de reserva, e analista administrativo, com 400 no cadastro de reserva.
Ainda foram disponibilizadas oportunidades para as seguintes funções:
- Técnico da área de Enfermagem;
- Técnico da área de Operação de Computadores;
- Técnico da área de Programação de Sistemas;
- Analista da área Judiciária; Analista de Análise de Sistema;
- Analista de Medicina Clínica Geral;
- Analista de Psicologia Clínica; e
- Analista de Medicina do Trabalho.
Mais de 69 mil pessoas se inscreveram na seleção. Elas foram avaliadas por provas objetivas com 65 questões objetivas, sendo 25 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos.
Os classificados também realizaram prova discursiva, composta por redação ou estudo de caso, dependendo da carreira pretendida.
O concurso TRE RJ 2017 ofereceu aos selecionados estabilidade no cargo, pelo regime estatutário de contratação.
TRE RJ participou do último concurso unificado
O TRE do Rio de Janeiro participou do último concurso unificado para Justiça Eleitoral, aberto em 2006. Foi divulgado um edital com 801 vagas , distribuídas entre:
- Tribunal Superior Eleitoral – 280 vagas;
- Tribunal Regional Eleitoral do Acre – 6 vagas;
- Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – 435 vagas;
- Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – 56 vagas;
- Tribunal Regional Eleitoral de Roraima – 24 vagas.
As chances foram para as carreiras de técnico judiciário (nível médio) e analista judiciário (nível superior). No ato da inscrição, o participante deveria sinalizar o cargo e o tribunal que desejasse concorrer.
O Cebraspe (Cespe/UnB) foi o organizador do concurso. Os concorrentes foram avaliados por diferentes etapas a depender da localidade das vagas. Confira a estrutura de provas:
TSE:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva (apenas para cargos de nível superior);
- Avaliação de títulos.
TRE AC; TRE RO; TRE RR:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva.
TRE RJ:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva (apenas para cargos de nível superior);
- Prova de capacidade física (somente para o cargo de técnico judiciário - área: Serviços Gerais – especialidade: Segurança Judiciária).
As provas foram aplicadas nas capitais dos estados com vagas nos tribunais regionais e no Distrito Federal, no caso das oportunidades para o TSE.
Os candidatos tiveram que responder a questões sobre Conhecimentos Básicos e Específicos.