Concurso TRF1 juiz: provas estão previstas para meados de 2023

Com uma reunião entre a comissão marcada para o dia 28, o edital do concurso TRF1 está próximo. As provas serão em meados de 2023.

Autor:
Publicado em:15/02/2023 às 09:58
Atualizado em:15/02/2023 às 09:58

Boa notícia para quem aguarda pelo concurso TRF1 da magistratura. O Tribunal Regional Federal da 1ª região confirmou que a comissão responsável vai realizar a sua primeira reunião este mês e as provas já têm previsão de acontecer.

Segundo comunicado divulgado pelo órgão, a comissão vai se reunir no próximo dia 28 de fevereiro. O grupo é presidido pelo desembargador federal Marcos Augusto de Souza.

O objetivo da reunião será para tratar do edital de abertura do concurso, que está bem próximo de ser publicado. Assim que for finalizado os trâmites, o documento será encaminhado para aprovação da Corte Especial Administrativa, que vai validar o cronograma.

Provas do concurso TRF1 serão este ano

Além de confirmar os preparativos e a data da reunião, o TRF1 informou a previsão de realização das provas.

A primeira avaliação dos candidatos será a prova objetiva seletiva, com caráter eliminatório e classificatório. A avaliação está prevista para acontecer em meados de 2023.

As demais etapas devem ser:

  • Inscrição definitiva;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social; 
  • Exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; 
  • Prova oral; e 
  • Avaliação de títulos.

As datas ainda não foram confirmadas pelo tribunal e devem ser anunciadas somente após a aprovação cronograma ou somente com o lançamento do edital.

fachada trf1
Concurso do TRF1 para juiz terá reunião neste mês e provas devem acontecer em meados de 2023.
(Foto: Divulgação)

A banca organizadora do concurso TRF1 já foi definida e teve seu contrato assinado. A seleção será comandada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O extrato do contrato já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A assinatura aconteceu no dia 1º de dezembro e a vigência do contrato será até janeiro de 2025, ou seja, praticamente dois anos. A oferta de vagas ainda não foi revelada. 

O que é preciso para concorrer no concurso TRF1?

Para concorrer ao cargo de juiz substituto do TRF1 é preciso ter graduação em Direito, há pelo menos três anos. Também é preciso comprovar três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.

Como foi o último concurso TRF1?

O último concurso para o TRF1 foi realizado em 2015. Naquele ano, o salário, em início de carreira, era de R$23.997.

Em 2015, os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas de seleção. A prova escrita foi composta por 100 questões. Os itens foram divididos em três blocos.

Foram cobradas as disciplinas de Direito Constitucional; Administrativo; Penal; Processual Penal; Civil; Processual Civil; Previdenciário; Financeiro e Tributário; Ambiental; Internacional Público e Privado; Empresarial; e Econômico e de Proteção ao Consumidor.