Concurso TRF1 para juiz tem banca organizadora contratada

A Fundação Getulio Vargas teve seu contrato assinado e o edital do concurso TRF1 para juízes já pode ser publicado. Saiba mais detalhes!

Autor:
Publicado em:06/12/2022 às 09:11
Atualizado em:06/12/2022 às 09:11

O próximo concurso TRF1 para juízes já está com quase tudo pronto e tem edital iminente para ser publicado. A banca, por exemplo, acabou de ser contratada.

O extrato do contrato que confirma a Fundação Getulio Vargas (FGV) como a organizadora responsável foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 6.

Conforme consta no documento, a assinatura aconteceu no dia 1º de dezembro e a vigência do contrato será até janeiro de 2025, ou seja, praticamente dois anos.

A oferta de vagas ainda não foi revelada. O que já se sabe é que todas as oportunidades serão destinadas ao provimento de cargos de juiz federal substituto da primeira região.

fachada trf1
Concurso TRF1 tem banca organizadora contratada e edita iminente
(Foto: Divulgação)

O TRF1 tem jurisdição no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O que é preciso para concorrer no concurso TRF1?

Para concorrer ao cargo de juiz substituto do TRF1 é preciso ter graduação em Direito, há pelo menos três anos. Também é preciso comprovar três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.

Como foi o último concurso TRF1?

O último concurso para o TRF1 foi realizado em 2015. Naquele ano, o salário, em início de carreira, era de R$23.997.

Em 2015, os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas de seleção. Entre elas: 

  • Provas escritas; 
  • Inscrição definitiva;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social; 
  • Exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; 
  • Prova oral; e 
  • Avaliação de títulos.

A prova escrita foi composta por 100 questões. Os itens foram divididos em três blocos.

Foram cobradas as disciplinas de Direito Constitucional; Administrativo; Penal; Processual Penal; Civil; Processual Civil; Previdenciário; Financeiro e Tributário; Ambiental; Internacional Público e Privado; Empresarial; e Econômico e de Proteção ao Consumidor.