Provas do concurso TRF3 são anuladas para dois cargos; confira!

Tribunal Regional Federal da 3ª Região anula provas do concurso, para cargos de técnico e analista judiciário. Veja o que levou à decisão!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:27/11/2023 às 12:28
Atualizado em:27/11/2023 às 14:31

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região comunicou, nesta segunda-feira, 27, que as provas do concurso TRF3 estão anuladas para os seguintes cargos:

  • técnico judiciário - área Apoio Especializado - especialidade Enfermagem - unidade de classificação: seção judiciária de Mato Grosso do Sul; e
  • analista judiciário - área Judiciária (sem especialidade) - unidade de classificação: seção judiciária de Mato Grosso do Sul.

A medida foi tomada em função de uma falha operacional da Fundação Vunesp na entrega dos cadernos de provas de dois candidatos, no dia 8 de outubro, que receberam exames de cargos diversos daqueles para os quais se inscreveram.


A anulação, segundo o TRF3, tem o objetivo de resguardar a isonomia entre todos os candidatos que concorrem aos cargos, assegurando-se o mesmo direito de realizar as provas referentes às especialidades para as quais se inscreveram.


Um edital será publicado no Diário Oficial da União com a data da aplicação das novas provas, na cidade de Campo Grande MS.


Para os demais cargos, as provas realizadas no dia 8 de outubro permanecem válidas e seguem com o cronograma previsto inicialmente.

TRF3 terá provas reaplicadas para cargos de técnico e analista

(Foto: Reprodução Facebook/TRF3)


As provas do concurso foram compostas por 60 questões objetivas. A exceção foi para especialidade de agente de polícia, em que a prova teve 80 questões.


Há ainda provas discursivas, de estudo de caso e de redação.


Para ser considerado aprovado na prova objetiva, o candidato precisa ter obtido 50% de acerto em Conhecimentos Gerais e 50% em Conhecimentos Específicos. 


Os habilitados e melhor classificados nas provas objetivas e discursivas, para o cargo de técnico judiciário - agente da polícia judicial, serão convocados para a realização da prova prática de capacidade física. 


Concurso TRF3 oferece 21 vagas imediatas

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com atuação em São Paulo e Mato Grosso do Sul, oferece 21 vagas imediatas mais cadastro de reserva, para os cargos de técnico e analista judiciário. 


As oportunidades têm a seguinte divisão:

  • técnico judiciário: 6 vagas imediatas com ganhos de R$8.046,84; e
  • analista judiciário: 15 vagas imediatas com ganhos de R$13.202,62.

A oferta é destinada a candidatos com nível superior em diversas áreas, de acordo com a escolhida na hora da inscrição, podendo ser:


Técnico Judiciário: agente da Polícia Judicial; Edificações; Enfermagem; Informática; ou Segurança do Trabalho.


Analista Judiciário: Administrativa; Arquitetura; Arquivologia; Contadoria; Enfermagem; Engenharia (Civil/Elétrica/Mecânica); Estatística; Informática; Medicina (Clínica Geral/do Trabalho/Psiquiatria); Psicologia; Serviço Social; oficial de justiça avaliador federal; ou Judiciária.


Além da escolaridade, há cargos que exigem a comprovação da experiência na área de, pelo menos, dois ou três anos, ou, em outros casos.


Para alguns cargos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior, também é exigida.

Mais de 20 mil pessoas se inscreveram

No total, o concurso para o TRF3 registou 20.861 inscrições. As carreiras e áreas com os maiores números de inscritos foram:

  • analista judiciário área Administrativa da seção judiciária SP: 3.565 inscritos
  • analista judiciário (oficial de justiça avaliador federal) na seção judiciária SP: 3.376 inscritos
  • analista judiciário área Judiciária (sem especialidade) seção judiciária MS: 2.143 inscritos
  • técnico judiciário (agente de polícia judicial) seção judiciária de São Paulo: 1.485

Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!