Concurso TRT AL: órgão transforma cargos visando novo edital

O TRT da 19ª Região, em Alagoas, realizou a transformação de cargos tendo em vista a realização do próximo concurso TRT AL. Veja como ficou!

Autor:
Publicado em:20/05/2022 às 16:22
Atualizado em:20/05/2022 às 16:22

O Tribunal Regional do Trabalho do Estado de Alagoas já se movimenta para a realização do concurso TRT AL. O órgão realizou a transformação de alguns cargos visando a oferta do próximo edital.

Em resoluções publicadas no Diário Eletrônico da última quinta, 19, o TRT AL fez algumas mudanças para criar especialidades na área de Tecnologia da Informação (TI).

Veja quais foram as alterações feitas:

  • alterou-se 1 cargo efetivo de Analista Judiciário (área Judiciária) e criou-se a especialidade de Analista Judiciário (Apoio Especializado de Tecnologia da Informação);
  • alterou-se 1 cargo da especialidade de Policial Judicial (Segurança) e criou-se a especialidade Técnico Judiciário (Apoio Especializado de Tecnologia da Informação); e
  • alteraram-se 3 cargos efetivos de Técnico Judiciário (área Administrativa) para Técnico Judiciário (Área de Apoio Especializado) e criou-se a especialidade de Técnico Judiciário (Apoio Especializado de Tecnologia da Informação).

O TRT AL ainda não confirmou quantos cargos serão ofertados, mas deve ter oferta de vagas imediatas e formação de cadastro de reserva no próximo edital.

Os cargos criados certamente devem ser contemplados, mas também é possível que outros estejam presentes no edital de abertura - que ainda não tem data para ser divulgado.

Fachada do TRT AL
Concurso do TRT AL tem preparativos em andamento por novo edital
(Foto: Divulgação)

Concurso TRT AL já tem grupo criado para escolher banca

Além da criação de cargos, o TRT AL já se movimenta para avançar no processo de escolha da banca. Recentemente, um grupo de trabalho foi criado e teve cinco servidores designados.

O grupo deve ficar responsável pelos preparativos e atuar no processo de escolha da banca organizadora, mas também no planejamento, coordenação e supervisão do concurso até a sua homologação.

Veja como é formado o grupo de trabalho do concurso TRT AL:

  • Marcus Paulo Veríssimo de Souza, Secretário de Gestão de Pessoas, que o coordenará;
  • Manoel Messias Feitoza, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações;
  • Marcos Antonio Apolônio da Silva, servidor lotado na Diretoria-Geral;
  • Elen Ribeiro Silva Lessa, servidora lotada na Secretaria de Gestão de Pessoas, e
  • Tathiana Ferreira Coutinho, servidora lotada na Secretaria de Gestão de Pessoas.

O documento indica que o secretário deverá ser designado na primeira reunião do colegiado.

Último concurso TRT AL ocorreu em 2013

O Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas não realiza concurso TRT AL para efetivos desde 2013. Naquele ano, a banca responsável pela seleção foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Foram oferecidas sete vagas imediatas para os cargos de técnico e analista judiciário, além de formação de cadastro reserva.  No caso do técnico judiciário - área administrativa, a exigência era apenas nível médio completo ou curso técnico equivalente. 

Já o analista, contemplava as seguintes áreas: Judiciária (exigindo formação em Direito), especialidade oficial de justiça e administrativa (formação em qualquer área), além de Contabilidade, Estatística, Psicologia, Engenharia Civil e Psiquiatria.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.