Concurso TRT PI deve acontecer no segundo semestre, diz órgão

Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região confirma à Folha Dirigida que recebeu o aval do CSJT para a realização do concurso TRT PI 2022.

Autor:
Publicado em:26/04/2022 às 13:08
Atualizado em:26/04/2022 às 13:08

Está confirmado o concurso TRT PI 2022! O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região confirmou à Folha Dirigida que recebeu o ofício do CSJT que autoriza a nova seleção e já deve dar início aos preparativos. 

Ainda de acordo com o tribunal, a "expectativa é que o concurso seja realizado ainda no segundo semestre deste ano".

O TRT Piauí informou, ainda, que aguardará o repasse orçamentário por parte do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Após a liberação da verba, procederá com a contratação da banca organizadora que ficará responsável pela seleção.

Ainda não há um prazo para que este processo seja concluído. O tribunal também confirma que ainda não formou um grupo de trabalho, que deve ser criado em breve para auxiliar os preparativos.

TRT 22 terá cargos cedidos por outros tribunais

O CSJT confirmou à Folha Dirigida na última segunda-feira, 25, que enviou na sexta, 22, este ofício a todos os TRTs - autorizando que realizem novos concursos públicos.

No entanto, uma das exigências para que isso aconteça é que alguns tribunais remanejem cargos vagos para o TRT22, de acordo com uma decisão proferida em fevereiro deste ano. Os TRTs que irão dispor ao TRT PI alguns cargos são:

  • TRT 4ª (Rio Grande do Sul);
  • TRT 5ª (Bahia);
  • TRT 6ª (Pernambuco);
  • TRT 8ª (Pará e Amapá);
  • TRT 10ª (DF e e Tocantins);
  • TRT 11ª (Amazonas e Roraima);
  • TRT 12ª (Santa Catarina);
  • TRT 13ª (Paraíba);
  • TRT 14ª (Rondônia);[
  • TRT 18ª (Goiás);
  • TRT 19ª (Alagoas);
  • TRT 21ª (Rio Grande do Norte); e
  • TRT 23ª (Mato Grosso).

Vale destacar que esta não é uma recomendação, mas sim uma exigência do Conselho Superior de Justiça do Trabalho.

Além disso, o conselho informou que aqueles que precisarem de aportes orçamentários para a realização de concursos públicos devem realizar a solicitação ao CSJT, em até 20 dias.

Fachada do TRT PI
Concurso do TRT PI tem edital previsto para o segundo semestre de 2022
(Foto: Divulgação)

Novo concurso TRT PI já foi aprovado pelo Pleno

Antes mesmo do aval do CSJT, o novo concurso do TRT Piauí já havia sido aprovado pelo Pleno do tribunal. A proposta, inclusive, foi publicada oficialmente no Diário da Justiça Eletrônico do TRT 22.

De acordo com o que consta no documento em forma de resolução administrativa, a aprovação aconteceu por unanimidade.

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 05/2022

Certifico que o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Segunda Região, em Sessão Administrativa Telepresencial hoje realizada, sob a Presidência da Exma. Sra. Desembargadora Liana Ferraz de Carvalho, participaram do julgamento os Exmos. Srs. Desembargadores acima nominados, bem como o representante do Ministério Público do Trabalho da 22ª Região, apreciando o Processo Administrativo PROAD nº 425/2022, RESOLVEU, por unanimidade, APROVAR a proposta para a realização de concurso público para provimento de cargos no âmbito do TRT 22ª Região. Teresina, 09 de março de 2022 (quarta-feira).

O documento foi assinado pela secretária do tribunal do Pleno, Flávia Silvana Tavares Braga. Agora, o concurso TRT22 poderá ter avanços nos preparativos rumo ao edital de abertura.

Presidente do TRT22 quer 'recompor o efetivo'

Na sessão que aprovou o novo concurso, a presidente destacou o déficit do quadro de servidores do tribunal.

“A gente precisa recompor minimamente nosso quadro, pois estamos quase que colapsados. Se nada for feito, teremos muito em breve uma dificuldade muito grande de funcionamento."

Ainda naquela ocasião, o tribunal estimativa publicar o edital do concurso TRT22 neste ano, no segundo semestre. Mas, ainda não há um cronograma prévio com datas que indiquem quando os eventos acontecerão, como aplicação de provas e recebimento das inscrições.

Sobre o último concurso TRT PI

O TRT22 não realiza concurso público há mais de dez anos. O último edital para efetivos foi publicado em 2010, com oportunidades para técnicos e analista, de níveis médio e superior.

Na época, foram oferecidas nove vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Este cadastro pode ser preenchido durante toda a validade e os tribunais costumam aproveitar bastante a lista de espera.

Veja os cargos que foram ofertados:

Nível médio

  • Técnico Judiciário – Área Administrativa
  • Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação

Nível Superior

  • Analista Judiciário – Área Judiciária
  • Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade Execução de Mandados
  • Analista Judiciário – Área Judiciária – Área Administrativa
  • Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação