Concurso TRT PI 2022 é aprovado pelo Pleno por unanimidade
O Tribunal Regional do Trabalho do Piauí poderá ter um novo concurso TRT PI realizado após aprovação do Pleno por unanimidade para seleção.
Autor:
Publicado em:09/03/2022 às 14:59
Atualizado em:09/03/2022 às 14:59
O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª região, com sede no Piauí, poderá realizar um concurso público ainda este ano. Nesta quarta-feira, 9, a autorização para a nova seleção foi aprovada por unanimidade.
A aprovação aconteceu em Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, que contou com a participação de diversos desembargadores e da presidente do TRT22, a desembargadora Liana Ferraz de Carvalho.
A decisão viabiliza autorização para a realização do concurso. Também será preciso aval do Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT).
Com o aval do Pleno do tribunal, o próximo passo deverá ser o início de estudos feitos pelo próprio tribunal. O TRT22 vai realizar o levantamento de cargos vagos que poderão ser ofertados no próximo edital.
A sessão que sacramentou o aval do novo concurso não trouxe mais informações sobre a seleção. A presidente, no entanto, destacou o déficit do quadro de servidores do tribunal.
“A gente precisa recompor minimamente nosso quadro, pois estamos quase que colapsados. Se nada for feito, teremos muito em breve uma dificuldade muito grande de funcionamento."
O tribunal trabalha com a estimativa de publicar o edital do concurso TRT22 ainda este ano, no segundo semestre. Mas, ainda não há um cronograma prévio com datas que indiquem quando os eventos acontecerão, como aplicação de provas e recebimento das inscrições.
Como e quando o foi o último concurso TRT PI?
O TRT22 não realiza concurso público há mais de dez anos. O último edital para efetivos foi publicado em 2010, com oportunidades para técnicos e analista, de níveis médio e superior.
Na época, foram oferecidas nove vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Este cadastro pode ser preenchido durante toda a validade e os tribunais costumam aproveitar bastante a lista de espera.
Veja os cargos que foram ofertados:
Nível médio
Técnico Judiciário – Área Administrativa
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação
Nível Superior
Analista Judiciário – Área Judiciária
Analista Judiciário – Área Judiciária – Especialidade Execução de Mandados
Analista Judiciário – Área Judiciária – Área Administrativa
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Tecnologia da Informação
Concursos TRT's podem ter edital publicado este ano
O ano de 2022 pode ser marcado pela publicação de vários concursos TRT, que, inclusive, estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 - com reserva de 232 vagas para novos concursos da Justiça do Trabalho. São 52 para criação e 180 para provimento.
O texto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro não traz a distribuição dessas vagas por tribunal. Isso porque a divisão somente será informada após a análise do CSJT junto aos órgãos. Alguns, inclusive, já iniciaram os preparativos.
Veja abaixo a lista dos tribunais que não têm concursos válidos:
TRT 3ª região - Minas Gerais;
TRT 4ª região - Rio Grande do Sul;
TRT 5ª Região - Bahia;
TRT 8ª Região - Pará e Amapá;
TRT 9ª Região - Paraná;
TRT 10ª Região - Distrito Federal e Tocantins;
TRT 13ª Região - Paraíba;
TRT 14ª Região - Rondônia e Acre;
TRT 16ª Região - Maranhão;
TRT 17ª Região - Espírito Santo;
TRT 18ª Região - Goiás;
TRT 19ª Região - Alagoas;
TRT 22ª Região - Piauí;
TRT 23ª Região - Mato Grosso.
Os tribunais também podem fazer o aproveitamento de aprovados em concursos de outros órgãos da Justiça. O que permite mais nomeações e o rápido preenchimento do déficit de pessoal.