Concurso TSE unificado: ciclo de estudos para agente da polícia

Confira ciclo de estudos para o cargo de técnico judiciário na área Administrativa, na especialidade de agente de Polícia Judicial, no concurso TSE.

Concursos Abertos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:16/06/2024 às 10:13
Atualizado em:14/06/2024 às 19:13

Com inscrições abertas até o dia 18 de julho, no site do Cebraspe, o concurso TSE unificado promete ser bem disputado. Por isso, a preparação exige uma abordagem estratégica.


Para isso, os mentores do Qconcursos, Fernando Mesquita e Claudio Gomes, recomendam a técnica do ciclo de estudos, uma ferramenta de planejamento eficaz, que distribui o tempo de estudo entre várias disciplinas ou tópicos.


Com a técnica, os mentores acreditam que o candidato pode garantir a cobertura completa do conteúdo exigido.


Inicie sua Mentoria para o concurso TSE Unificado e descubra como o direcionamento personalizado e as estratégias comprovadas podem te ajudar no caminho para a aprovação. ACESSE AQUI!


Como será a prova para o agente da Polícia Judicial?


O concurso TSE Unificado para o cargo de técnico judiciário, da área Administrativa, na especialidade de agente da Polícia Judicial, será composto por diferentes etapas:


  • prova objetiva;
  • teste de aptidão física.


Todas as etapas serão aplicadas nas capitais dos 26 estados brasileiros (incluindo o Tocantins) e no Distrito Federal.


As provas serão realizadas em 22 de setembro. Os candidatos deverão responder a 120 questões, no estilo "certo" ou "errado", sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos.


Estude para o concurso TSE Unificado com foco no Cebraspe! Baixe E-BOOK gratuito aqui!


Conhecimentos Básicos (Agente da Polícia Judicial)


  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Administrativo


Conhecimentos Específicos (Agente da Polícia Judicial)


  • Segurança Judiciária;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal.


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!


Para garantir um bom desempenho, é necessário manter uma preparação equilibrada entre todas as disciplinas.


Neste contexto, a aplicação do ciclo de estudos, que alterna entre diferentes matérias em períodos determinados, pode ser uma estratégia para evitar a sobrecarga em um único assunto.


Além disso, a técnica busca promovera assimilação mais eficiente do conteúdo.



Como aplicar o ciclo de estudos para o cargo de agente da Polícia Judicial


Para o cargo de técnico judiciário, na especialidade de agente da Polícia Judicial, a técnica do ciclo de estudos pode ser aplicada da seguinte forma, considerando as disciplinas básicas e específicas exigidas no edital:



Este planejamento garante que todas as disciplinas sejam revisadas de forma equilibrada, permitindo uma assimilação mais eficiente do conteúdo.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!


Inscrições do concurso TSE Unificado seguem abertas até julho


As inscrições do concurso TSE Unificado já estão abertas. Os interessados poderão se candidatar até 18 de julho, pelo site do Cebraspe, banca organizadora da seleção.


O primeiro passo é preencher o formulário com todas as informações solicitadas. O candidato deve indicar a opção pelo cargo/área/especialidade, pelo Tribunal Eleitoral ao qual concorrerá e pela cidade de provas.


É possível se candidatar a até dois cargos, sendo um de técnico judiciário e outro de analista judiciário, cujas provas serão aplicadas em turnos distintos.


Nesse caso, a pessoa poderá optar pelo Tribunal Eleitoral ao qual concorrerá, podendo ser em órgãos distintos para cada um dos cargos objeto de opção.


O passo seguinte é o pagamento da taxa de R$85, para técnico judiciário, e R$130, para analista judiciário. O valor deverá ser pago até 9 de agosto.