Concurso TSE Unificado: TRE PB inicia trâmites para nomeações

TRE da Paraíba realiza remoção interna de servidores antes da nomeação dos aprovados no concurso TSE Unificado. Veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:11/08/2025 às 15:57
Atualizado em:11/08/2025 às 15:59

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE PB) começou os procedimentos para a nomeação de cinco aprovados no concurso TSE Unificado, prevista para acontecer até o final do ano.

“Nomearemos os três cargos de técnicos judiciários previstos na autorização da Portaria do TSE 236/2025 e mais dois cargos. Esses dois serão possíveis por não gerarem despesa extra, já que se enquadram no critério de vacâncias geradas ou por demissão, ou por posse de servidor em outro cargo público não acumulável”, explicou o Secretário de Gestão de Pessoas (SGE) do tribunal, Océlio Mendes.

Para que as nomeações sejam feitas, o TRE da Paraíba já realiza um concurso interno de remoção de servidores. São cinco vagas disponíveis para técnico judiciário, sendo três em zonas eleitorais e duas na sede do tribunal.

“Já tivemos a abertura de inscrições com 30 inscritos e, dia 26 deste mês, haverá a audiência pública para a escolha das vagas. Os critérios são objetivos e, entre eles, está o maior tempo de serviços na Justiça Eleitoral, no TRE-PB ou no serviço público federal”, disse o secretário.

TRE da Paraíba planeja a nomeação de cinco servidores até o final do ano

(Foto: TRE PB)


Um segundo concurso de remoção ainda será aberto para o cargo de analista judiciário.


O edital interno para inscrições ainda não foi publicado pois as vagas nas unidades de lotação estão sendo definidas.


De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, a remoção interna antecede a nomeação dos aprovados para o TRE PB no concurso unificado da Justiça Eleitoral.  


Nas últimas semanas, diversos tribunais participantes têm feito os trâmites de ingresso de novos servidores. Veja aqui!


Foi aprovado com a ajuda do Qconcursos? Ao contar sua história, você inspira outros concurseiros e ainda pode ganhar um brinde exclusivo. Envie aqui!

TSE autoriza mais de 500 nomeações de aprovados em 2025

Em maio deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral publicou uma portaria que autoriza 525 provimentos de aprovados em 2025, em concursos da Justiça Eleitoral, como o TSE Unificado.


Desse total, 357 são para técnicos judiciários e 168 para analistas judiciários.


As chamadas de aprovados podem ser feitas ao longo deste ano e estão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA).


Cada tribunal deve realizar os seus próprios procedimentos para a convocação e nomeação dos aprovados.


O resultado final do concurso TSE Unificado, para analista judiciário, foi homologado no dia 2 de julho. Com isso, passou a contar o prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.


Para técnico judiciário, a homologação foi no final de maio.


O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!

Veja como foi o concurso TSE Unificado

O concurso unificado da Justiça Eleitoral teve edital divulgado em 2024 com a oferta de 412 vagas imediatas mais cadastro reserva, para os cargos de técnico e analista judiciário.


As oportunidades foram para lotação no Tribunal Superior Eleitoral e em 26 Tribunais Regionais. Apenas o TRE do Tocantins não participou, realizando seu concurso de forma separada.


Para ingressar nas carreiras o requisito é ter o nível superior completo. A remuneração inicial do aprovado poderá chegar a R$16.637,08, já com o vencimento básico e o auxílio-alimentação reajustados.


Dos 637.628 inscritos, 305.750 faltaram à aplicação das provas objetiva e discursiva, em dezembro do ano passado.


O número representou um percentual de 47,95% de faltosos, para os cargos de técnico e analista judiciário.


O concurso também teve o Teste de Aptidão Física (TAF), aplicado em fevereiro para agente da polícia judicial, além de prova de títulos para analistas.

Clique para entrar agora


Carregando...