A realização de um novo concurso para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi autorizada pelo governo. Serão dois editais com o total de 90 vagas efetivas, sendo um deles com 60 para professor adjunto.
O outro edital trará 30 vagas para técnico universitário em desenvolvimento (nível superior). As oportunidades serão distribuídas entre todos os 12 centros de ensino da instituição, além da Reitoria.
A data de divulgação dos editais ainda não foi informada. De acordo com a universidade, isso ocorrerá “em breve”.
Para técnico universitário, as 30 vagas serão divididas em 15 cargos distintos dentro do Plano de Carreiras dos Servidores da Udesc. São eles:
- Analista de sistema;
- Analista de suporte;
- Assistente social;
- Biblioteconomista;
- Contador;
- Designer gráfico;
- Economista;
- Educador físico;
- Engenheiro civil;
- Fisioterapeuta;
- Jornalista;
- Médico veterinário;
- Pedagogo;
- Zootecnista.
Para se candidatar será necessário ter o nível superior completo na área. Os salários iniciais da carreira de técnico universitário são de R$5.630,46.
Já para professor, as vagas e especialidades estão em definição pelos centros de ensino e departamentos, a depender da necessidade de novos servidores.
O vencimento inicial de um professor adjunto de nível doutorado é de R$ 11.683,43, por exemplo.
"A contratação destes 90 servidores efetivos, tanto para área técnica como para a docência, vão reforçar os nossos quadros em um momento importante da universidade, para qualificar ainda mais o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão em todas as unidades", avalia o reitor Baretta.
O reitor, por meio do Ato nº 52/2022, instituiu a comissão organizadora que está à frente do processo de contratação de empresa para organização, realização e aplicação das provas para os cargos de técnico universitário de desenvolvimento.
Governo autoriza mais de 2 mil vagas em concursos SC
Na segunda-feira, 23, o governo de Santa Catarina autorizou a realização de novos concursos com o total de 2.297 vagas efetivas.
Além da Udesc, o aval foi para abertura de concursos para outros órgãos como: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Agricultura.
Assim como a Secretaria de Saúde, Epagri, Iprev, Controladoria-Geral do Estado, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa.
“Essas ações são possíveis agora porque nós arrumamos a casa. O Governo do Estado voltou a ter o seu caixa organizado em condições de fazer a reposição das vagas em diversas posições do funcionalismo público. Também estamos trabalhando na valorização das carreiras. São ações de gestão conscientes e sustentáveis no longo prazo”, afirma o governador Carlos Moisés.
No caso da Udesc, o último concurso para contratação de professores efetivos tinha sido realizado em 2017, cujas vagas que não tiveram candidatos aprovados foram relançadas em 2019. Para técnico universitário em desenvolvimento, o último concurso ocorreu em 2015.