Concurso UFF: principais tópicos de Direito Administrativo

Professor indica tópicos de Direito Administrativo que podem ser cobrados na prova para assistente em administração no concurso UFF 2020.

Autor:
Publicado em:14/05/2020 às 07:00
Atualizado em:14/05/2020 às 07:00

Ao todo, são 17 oportunidades para a função de nível médio, porém, outro requisito para a nomeação é ter no mínimo um ano de experiência na área. A exigência só não será solicitada caso o candidato tenha nível médio/técnico em Administração.

+ Entenda a experiência exigida no cargo de assistente do concurso UFF

Para o professor, a parte de Conhecimentos Específicos da prova de assistente em administração deverá trazer dez questões sobre Direito Administrativo.

Segundo o Aloizio, o Artigo 5 da Constituição Federal certamente será cobrado.

+ 5 dicas para estudar durante a pandemia do novo Coronavírus
 

“Esse é um assunto recorrente em concursos”, destacou.

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


O especialista também acredita que a prova trará questões sobre Princípios da Administração Pública, Licitações e Casos de Acumulação.
 

“Fiquem atentos também às novidades inseridas com a Emenda Constitucional nº 103/19, que trata da previdência no serviço público federal”, recomendou.


Aloízio Medeiros diz que os candidatos não devem esperar uma prova fácil no que tange à disciplina de Direito Administrativo, por parte da Coseac/UFF, organizadora da seleção.
 

Professor orienta estudos para assistente administrativo do concurso UFF
Professor orienta estudos para assistente em administração do concurso UFF
(Foto: Ministério da Cultura)

“Em regra, nas questões de Direito Administrativo, as bancas costumam cobrar mais ‘letra da lei’, mas, aos poucos, elas começam a exigir conhecimentos de jurisprudência. A verdade é que não existe mais banca molezinha.”


+ Concurso UFF: tudo sobre o cargo de assistente em administração

A recomendação do professor, é que os candidatos estudem com o máximo de eficiência, procurando resolver muitas questões anteriores da Coseac/UFF, bem como elaborar resumos e mapas mentais.
 

Provas do concurso UFF devem ser adiadas


As provas objetivas do concurso estavam marcadas para os dias 16 (cargos de nível médio e médio/técnico) e 23 de agosto (nível superior).

No entanto, as avaliações devem ser adiadas e um novo cronograma será divulgado após a pandemia do novo Coronoavírus. A Coseac/UFF, inclusive, havia informado que as inscrições da seleção deverão ser reabertas.

O concurso para a área de apoio da UFF tem oferta inicial de 63 vagas, das quais 17 são para o cargo de assistente em administração, que exige nível médio/técnico em Administração ou o nível médio e experiência de um ano na área administrativa.

A remuneração é de R$2.904,96. 

No médio/técnico são ofertadas outras 17 vagas, distribuídas pelos cargos de técnico de anatomia e necropsia, técnico biotério, técnico de ciências naturais, técnico em mecânica, técnico em microbiologia e parasitologia, técnico em microscopia eletrônica, técnico em química, técnico em tecnologia da informação e técnico em enfermagem. Para todos, a remuneração é de R$2.904,96.

Por fim, no nível superior, são 29 vagas disponíveis, distribuídas entre os cargos de administrador, bibliotecário-documentalista, engenharia eletrônica, engenharia mecânica, fisioterapeuta e médico (diferentes especialidades).