Concurso UnDF: deputados aprovam criação de 3.500 cargos
Deputados distritais aprovam projeto de lei que prevê 3.500 vagas para UnDF, com ingresso exclusivo por concurso público. Entenda!
Autor:
Publicado em:14/10/2021 às 11:36
Atualizado em:14/10/2021 às 11:36
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concluiu na quarta-feira, 13, a votação do projeto de lei 2.058/2021, que cria a carreira de magistério superior do DF. Os deputados distritais aprovaram o texto, em segundo turno, com 12 votos favoráveis e um contrário.
A criação da carreira contribui para viabilizar o quadro de pessoal da Universidade do Distrito Federal (UnDF). A proposta cria 2.500 cargos de professor e 1.000 de tutor de Educação Superior. O ingresso será realizado por meio de concurso público de provas e títulos.
A carga horária de trabalho poderá ser de 20 horas (para os servidores em regime de tempo parcial) e 40 horas semanais (para os que atuam no regime de tempo integral).
O projeto de lei aprovado também prevê salários iniciais de R$2.200, para o servidor com especialização (20h) a R$5.200 para os que possuem doutorado (40h). O texto, agora, seguirá para sanção do governador Ibaneis Rocha.
A reitora pro tempore da UnDF, professora Simone Benck, explicou que o PL agregará, de forma muito positiva, o quadro profissional da equipe pedagógica da Universidade.
“É importante destacar que nós conseguimos a aprovação, quase que concomitantemente, da criação de uma instituição de educação superior e de uma carreira de magistério superior, conjunto que qualifica a oferta de educação superior pública distrital”, disse a reitora.
Ela completou: “Nós pretendemos ter professores capazes de atuar em mais de um curso, um profissional plural que atenda às necessidades também plurais que a população do DF demanda neste momento”.
A lei que cria a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF) foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha no dia 28 de julho. Para funcionamento inicial da universidade, o governo do DF cedeu um imóvel no Lago Norte.
Concurso UnDF: secretária fala sobre prazo do edital
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, revelou que o concurso UnDF deve ser realizado entre o final deste ano e início de 2022. Em entrevista ao CB Poder, ela ainda falou sobre o número de vagas da seleção.
“Mais para frente, não sei se neste ano ou no ano que vem, deve sair o concurso da UnDF (Universidade do Distrito Federal). Virá um número grande (no edital): cerca de 2 mil vagas”, revelou a secretária.
A UnDF deve oferece cursos de graduação para as áreas das Ciências da saúde e humanas, Cidadania e meio ambiente, Gestão governamental de políticas públicas e de serviços, Educação e magistério, Letras, artes e línguas estrangeiras modernas.
Assim como Ciências da natureza e matemática, Educação física e esportes, Segurança pública e defesa social, Engenharia e áreas tecnológicas de setores produtivos e Arquitetura e urbanismo.
Dessa forma, a oferta do concurso UnDF para professores deve ser destinada a essas áreas do conhecimento.
Estude para concursos com a Folha Cursos
Além da UnDF, outros diversos órgãos pelo país preparam novos concursos públicos. Inclusive, a Secretaria de Educação do Distrito Federal que tem edital previsto para profissionais efetivos.
Para sair na frente da concorrência é recomendado intensificar os estudos para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.