CNU terá provas aplicadas conforme fuso horário de cada estado

Em publicação divulgada na última segunda, 29, o MGI chamou a atenção dos candidatos do CNU para o fuso horário dos seus locais de prova.

Autor:Mateus Melis
Publicado em:30/07/2024 às 13:53
Atualizado em:30/07/2024 às 14:54

A menos de 20 dias da aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) chama a atenção dos candidatos para os horários de aplicação das etapas.


Conforme publicação divulgada em seu próprio portal, o MGI reforça a importância dos candidatos ficarem atentos ao fuso horário das cidades.


As provas do Concurso Unificado serão aplicadas nos turnos da manhã e tarde, sendo:

Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30
  • Fechamento dos portões: 8h30
  • Início da aplicação: 9h
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
  • Duração da prova: 2h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h
  • Fechamento dos portões: 14h
  • Início da aplicação: 14h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
  • Duração da prova: 3h30

Para os candidatos dos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, as provas ocorrerão uma hora a menos do horário oficial de Brasília, ou seja:


Manhã

Abertura dos portões: 6h30

Início das provas: 8h

Término das provas: 10h30


Tarde

Abertura dos portões: 12h

Início das provas: 13h30

Término das provas: 17h


Já os candidatos que prestarem as provas no Acre deverão redobrar a atenção, visto que as etapas serão realizadas duas horas a menos do horário oficial da capital federal.


A abertura dos portões ocorrerá às 5h30, no turno da manhã, com aplicação das 7h às 9h30, e às 11h, no turno da tarde, com a realização dos exames das 12h30 às 16h.

Veja como serão as provas do CNU

No turno da manhã, os inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) deverão responder a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Para o bloco de nível médio (8), os participantes farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.  


No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.


Será eliminado quem obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.


Prepare-se para o ano olímpico dos concursos. São mais de 100 mil vagas esperando por você. Clique aqui e saia na frente nessa disputa!

Candidatos poderão anotar gabaritos no Concurso Unificado

Após acordo com a Defensoria Pública da União e o Ministério Público, o MGI liberou a possibilidade de anotação dos gabaritos das provas do CNU.


Durante a prova, cada candidato receberá uma folha de rascunho do cartão de resposta com as questões, possibilitando a anotação das alternativas para fins de correção pós-prova.


No entanto, a folha utilizada para anotar os gabaritos do turno da manhã não poderá ser levada para o período da tarde, sob pena de eliminação.


Só poderão levar as folhas com as respostas anotadas os candidatos que aguardarem para sair da sala nos últimos 30 minutos de prova.


Essa alteração foi feita em resposta aos pedidos dos candidatos e em acordo do MGI com a Defensoria Pública da União e o Ministério Público.

“Estamos trabalhando com todas as recomendações feitas pela Polícia Federal e pela Abin para garantir a segurança na hora da prova. Estamos aprimorando a logística e a segurança para que os candidatos possam ter a certeza de que vamos garantir a idoneidade do processo para atingir nosso objetivo de democratização do acesso ao serviço público federal”, afirma o coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal.

Para evitar fraudes no dia da prova, serão realizadas diversas ações que visam coibir a utilização de pontos eletrônicos e as "colas".


A Abin estará à frente da coleta das digitais dos candidatos e da realização do exame grafológico, pela manhã e tarde, para garantir que o candidato que esteja prestando a prova será a mesma pessoa que tomará posse no cargo, em caso de aprovação.


Os candidatos vão colocar seus dados no cartão de resposta, além de assinar e escrever uma frase.

Distribuição das provas

A previsão é que as provas comecem a ser distribuídas no dia 3 de agosto.


Durante o intervalo de três meses entre a data inicialmente prevista para o CNU, 5 de maio, e o dia 3 de agosto, os cadernos ficaram armazenados em espaço seguro e protegido 24h pelas equipes de segurança, segundo o MGI.

"A partir do próximo dia 3, os cadernos de prova começam, aos poucos, a sair do local onde estão armazenados com a segurança máxima, e vão ser encaminhados para os centros de distribuição dos Correios em cada estado, onde permanecerão por alguns dias. A partir disso, iniciamos o processo de interiorização das provas, conduzindo-as para todas as cidades onde serão aplicadas. Até o dia da prova, elas ficarão guardadas nos Correios e só serão levadas aos locais de prova no dia 18 de agosto", explica o coordenador-geral de Logística do CNU.

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas no dia 18 de agosto

(Foto: Ramiro Lucena/Folha Dirigida por Qconcursos)

Resumo do Concurso Nacional Unificado

  • Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
  • Situação atual: convocação para as provas
  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Vagas: 6.640
  • Remuneração: até R$23.579,71
  • Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro
  • Data da prova objetiva: 5 de maio 18 de agosto

Saiba mais e estude para o concurso gratuitamente.

CNU pode ter aplicação de provas extraordinárias

No início deste mês deste mês de julho, foi publicado o decreto que permite a aplicação da prova do Concurso Nacional Unificado em data extraordinária.


Conforme destacado no documento, as provas poderão ser aplicadas em data diversa da prevista em casos de evento logístico excepcional e imprevisível, que inviabilize a aplicação da etapa, como o ocorrido no Rio Grande do Sul.


Caso algum evento inviabilize a aplicação das provas no dia 18 de agosto, os candidatos atingidos pelo adiamento concorrerão às vagas suplementares específicas autorizadas pelo MGI.


Ou seja, o candidato inserido na hipótese de aplicação extraordinária não estará mais concorrendo ao quantitativo de vagas previsto originalmente no edital do Concurso Unificado.


Na última quarta, 17, o MGI e a Rede de Segurança Federal acertaram os últimos detalhes da logística de aplicação das provas do CNU no Rio Grande do Sul.


No encontro, a Gestão articulou com as prefeituras questões relacionadas à disponibilidade do transporte público nos horários antes da abertura dos portões.


A pasta também tratou da gestão do funcionamento do comércio local, para atender à demanda dos candidatos relacionada à alimentação, visto que as provas ocorrerão dois turnos.


Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

TRF - Analista Judiciário - Aula de Direito Processual Penal

Equipe Qconcursos