Concursos Acre: governador anuncia trabalho para novos editais

Governador do Acre, Gladson Cameli, reconhece a necessidade de mais servidores e confirma preparativos para novos concursos no Estado.

Autor:
Publicado em:16/03/2021 às 15:40
Atualizado em:16/03/2021 às 15:40

O governador do Acre, Gladson Cameli, voltou a falar sobre a realização de novos concursos públicos no Estado. Em vídeo divulgado nesta terça-feira, 16, ele anunciou o esforço para publicação de editais durante sua gestão.

“Como forma de valorizar ainda mais você, estarei trabalhando para realizar concursos ainda durante minha gestão, tão logo o Estado saia do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Este é o meu compromisso”, destacou.  

Cameli também confirmou a convocação de aprovados em cadastro de reserva do concurso para Polícia Militar do Acre até sexta-feira, 19. A chamada atenderá ao limite imposto pela Lei de Responsabilidade fiscal.

Uma vez que se faz necessário garantir recursos para a folha de pagamento dos novos servidores públicos. O concurso PM AC foi aberto em março de 2017, com oferta de 250 vagas para soldado combatente, que exigiu os níveis médio e técnico para inscrição.

A validade da seleção venceria em 2020, mas, devido à pandemia de Covid-19, uma lei aprovada pelo governador suspendeu os prazos de concursos já homologados. Ou que estavam em fase de convocação dos aprovados no Estado durante o período de calamidade.

Dessa forma, o governo ganhou alguns meses para realizar a convocação dos remanescentes do concurso. Com o término da validade do processo seletivo para PM AC, é possível que um novo edital seja publicado para preenchimento das vacâncias.

Governador do Acre concede entrevista à rádio Aldeia
Governador do Acre firma compromisso para novos concursos
no Estado (Foto: Neto Lucena/Secom)

Também em 2017, foi publicado o edital do concurso para Polícia Civil do Acre. Foram disponibilizadas 250 vagas imediatas para carreiras de nível superior.  Do total de oportunidades, 18 foram para o cargo de delegado, 36 para escrivão, 176 para agente da Polícia Civil e 20 para auxiliar de necropsia.

Para se inscrever era preciso ter graduação de nível superior em qualquer área. Para delegado, a exigência foi de formação em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial.

Os salários iniciais, na época, foram de R$15.378 para delegado e de R$3.007,78 para os outros cargos.

Estude para concursos com a Folha Cursos!

Governador reconhece necessidade de novos concursos

Em setembro de 2020, o governador do Acre já tinha firmado o compromisso em recompor os quadros de pessoal, de forma a reconhecer a necessidade de novos servidores no Estado.

Em entrevista à rádio pública ‘Aldeia’, ele falou sobre a carência de profissionais em diversos setores da Administração.

“Temos economizado em todas as esferas possíveis para ter os profissionais de que tanto precisamos, seja por meio de renegociação de dívidas da gestão passada ou economizando nos mínimos detalhes. Não existe mágica, o que existe é o compromisso pelo bem comum”, esclareceu o governador.

O governador ainda afirmou: “vou ter que fazer os concursos públicos do meu governo e da minha administração”. Sobre a publicação de novos editais, ele explicou que depende da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e do orçamento do Estado.

“Nós temos contado com uma equipe muito boa na Secretaria de Planejamento e Gestão. E temos feito um esforço muito grande para convocar todos esses profissionais e somá-los ao quadro do Estado”.  

Cameli não revelou para quais órgãos e/ou secretarias serão realizados concursos. Também não foi anunciado o número de vagas.

Comece sua preparação para concursos públicos

Com o anúncio dos trabalhos para novos concursos no Acre, a recomendação é começar os estudos. Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios?

A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas. Confira a seguir os cursos já disponíveis!

Por cargo

Por área