Concursos de nível médio estão acabando? Redação Folha debate - AO VIVO

Senado aprovou projeto de lei que torna cargos de nível médio em superior no TJDFT. Será que outros Tribunais podem migrar na mesma direção?

Autor:
Publicado em:02/09/2022 às 09:30
Atualizado em:02/09/2022 às 09:30

O Senado Federal aprovou o projeto de lei 3.662/2021, que transforma 196 cargos vagos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). No total, serão usados quatro cargos de auxiliar judiciário e 192 cargos de técnico judiciário para a criação de 118 cargos da carreira de analista judiciário, todos do quadro permanente da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Segundo o TJDFT, autor do projeto, a transformação dos cargos decorre da automação de atividades, após a adoção do processo judicial eletrônico no tribunal. Há aumento da demanda por servidores nos gabinetes e na área fim, além de servidores da área de tecnologia da informação.

As principais mudanças feitas pela Câmara e aceitas pelo Senado foram a exigência de curso superior completo para ingressar no cargo de técnico judiciário e a previsão explícita no projeto de que os cargos de analista e de técnico são essenciais à atividade jurisdicional.

Redação Folha desta semana conversa sobre a lei aprovada e traz a questão: será que outros Tribunais podem migrar na mesma tendência e passar a exigir nível superior para o cargo de técnico?

Vale lembrar que outros órgãos tentaram mudar escolaridades no seu último edital como INSS com o Técnico da Seguridade Social e a Polícia Civil do Rio de Janeiro com o cargo de Investigador.

O programa vai ao ar todas as sextas no canal da Folha Dirigida no YouTube e você pode conferir esta edição abaixo: