Governo planeja 22 concursos DF para LDO do próximo ano

Para o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022, o governo do Distrito Federal prevê 22 concursos DF. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:07/05/2021 às 10:25
Atualizado em:07/05/2021 às 10:25

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Distrito Federal para 2022 deve trazer a previsão de 22 concursos públicos. A Secretaria de Economia do DF planeja a retomada das seleções, após a pandemia do Coronavírus.

O objetivo do governo, ao abrir os concursos DF, é melhorar cada vez a qualidade dos serviços oferecidos à população. A oferta deve ser para áreas estratégicas e setores da administração pública com déficit de servidores por conta de exonerações e aposentadorias.

Ingresso de médicos, agentes de polícia, cargos na educação, políticas públicas e de fiscalização estão entre os concursos que devem constar na LDO do próximo ano.

Confira os 22 concursos que constarão no planejamento do Orçamento de 2022:

– Execuções Penais
– Políticas Públicas e Gestão Governamental
– Apoio às Atividades Policiais Civis.
– Assistência Pública à Saúde
– Atividade de Defesa do Consumidor
– Atividades do Trânsito
– Auditoria de Atividades Urbanas
– Cirurgião-Dentista
– Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária
– Enfermeiro
– Gestão de Resíduos Sólidos
– Médico
– Assistência à Educação
– Magistério
– Auditoria de Controle Interno
– Auditoria Fiscal da Receita
– Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde
– Agente de Polícia
– Escrivão de Polícia
– Regulação de Serviços Públicos do DF
– Apoio às Atividades Jurídicas PGDF
– Procurador do DF

Vale destacar que algumas seleções já tiveram editais publicados. Porém, em 2020, o governo suspendeu o prazo de validade dos concursos homologados e vigentes. Dessa maneira, garantiu que o período da pandemia não afetasse a posse dos aprovados.  

Sede do governo do Distrito Federal
Distrito Federal prevê 22 concursos públicos no Projeto Orçamentário
para o próximo ano (Foto: Agência Brasília)

De acordo com o secretário de Economia, André Clemente, a abertura de concursos é fundamental para melhoria da qualidade do serviço público no Distrito Federal.

“Desde o início da pandemia, o GDF contratou mais de 9,3 mil servidores, entre efetivos e temporários. A retomada desses concursos, que foram suspensos pelas exigências legais impostas pela pandemia, é muito importante para manter a eficiência na prestação dos serviços públicos”, afirmou.

A LDO de 2021, por exemplo, foi sancionada com 12.358 provimentos em concursos DF. Desse total, 11.949 foram para o Poder Executivo e 409 para o Poder Legislativo. Vale destacar que essa é apenas uma previsão e não uma garantia de que as nomeações serão realizadas.

População cobra concursos DF em audiência pública

No final de abril, a Secretaria de Economia do Distrito Federal promoveu uma audiência pública para colher sugestões da população sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022.

Por meio do canal da pasta no Youtube, os cidadãos puderam interagir e opinar sobre as prioridades do governo no próximo ano.

A maioria das sugestões foi sobre a contratação de servidores e a realização de novos concursos. Houve também questionamento sobre as prioridades relacionadas ao público feminino do DF.

O secretário executivo de Orçamento Público, José Itamar Feitosa, ressaltou a importância da audiência pública para a população. “Essa é uma participação cidadã, democrática e cultural. É uma forma educativa de entender como funcionam as finanças públicas”, afirmou.

No dia 19 de abril, o secretário de Economia, André Clemente, já tinha adiantado uma previsão ampla de concursos DF até 2022. Conforme informado por ele, há editais previstos em diferentes áreas para reposição de cargos efetivos vagos.

“Em todas as áreas estão previstos concursos. Auditor de controle interno, área da saúde, médicos e enfermeiros, diversos técnicos. Temos uma previsão ampla de concursos até 2022”, disse o secretário, em entrevista ao CB.Poder.

Clemente destacou a Lei Complementar 173/2020, que restringe a contratação de servidores à reposição de vacâncias. Assim, o Distrito Federal só pode abrir concursos este ano para preencher cargos que estão em aberto.

“Estamos em um momento de restrições, que não podemos contratar se não for em situações que a Lei prevê. Mas, temos que preparar o Estado para o pós-pandemia. Temos certeza que essa crise vai passar”, apontou o titular da pasta da Economia.

Governo já autorizou concursos DF para 14 carreiras

No começo de março, Clemente assinou uma portaria que autoriza concursos DF para 14 carreiras. O aval, publicado no Diário Oficial, foi para ingresso nas seguintes áreas:

  • Apoio às Atividades Policiais Civis - PCDF
  • Assistência Pública à Saúde - SES DF
  • Atividades de Defesa do Consumidor - Procon DF
  • Atividades de Trânsito - Detran DF
  • Auditoria de Atividades Urbanas⠀
  • Cirurgião dentista - SES DF
  • Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária⠀
  • Enfermeiro⠀- SES DF
  • Gestão de Resíduos Sólidos - SLU
  • Médico - SES DF
  • Planejamento Urbano e infraestrutura⠀
  • Auditoria de Controle Interno - CGDF
  • Assistência à Educação - SEDF
  • Magistério – SEDF

Os cronogramas de cada concurso, assim como as vagas que serão oferecidas, serão divulgados posteriormente.  

Com o anúncio de concursos para o Distrito Federal, os interessados devem começar os estudos para as provas. Isso porque a preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no cargo público.

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!