Concursos DF: 'prioridade é recompor' diz secretário de Economia

Com diversos concursos DF previstos para este ano e também para 2022, o secretário de Economia falou sobre as expectativas e desejos.

Autor:
Publicado em:21/09/2021 às 08:39
Atualizado em:21/09/2021 às 08:39

Com mais de 20 concursos DF previstos para este ano e também para 2022, o secretário de Economia do Distrito Federal voltou a falar sobre a expectativa de contratações. Além disso, o chefe da pasta também falou sobre a chamada de excedentes.

Em entrevista ao CB Poder, Clemente falou que o objetivo é recompor a força de trabalho nos órgãos.

“Hoje, nós temos 23 concursos em andamento e a prioridade é recompor a força de trabalho. Nós não somos a favor de um Estado inchado, mas ele também precisa ter as condições para prestar os seus serviços", falou o secretário.

Clemente disse que a prioridade serão as áreas essenciais, tais como: saúde, segurança e educação. Mas não deixará de recompor o quadro de servidores nas áreas que necessitam de pessoal, bem como serviços sociais e outros.

Ele citou professores e delegados como cargos já autorizados. O secretário ainda falou sobre ter autorizado concurso para papiloscopista, mas, deve ter se confundido, pois o cargo com aval é o policial de custódia.

Foto do secretário André Clemente
André Clemente promete recompor forças com novos concursos DF
(Foto: Divulgação)

Governo criou unidades de apoio para concursos DF 2022

Com vários editais previstos e autorizados, o governo do Distrito Federal autorizou a criação de unidades de apoio. Estes, serão aos responsáveis pelos preparativos dos novos concursos.

A portaria foi oficializada em agosto e está assinada pela secretária Gilvanete Mesquita da Fonseca.

De acordo com o documento, o objetivo é "permitir a gestão dos processos dos concursos públicos e a apresentação de propostas de forma remota, por parte das instituições interessadas em realizar os concursos."

As unidades de apoio devem ajudar na viabilização dos concursos autorizados pela Economia, bem como no processo de escolha da banca. Alguns editais como Detran DF, SLU e Educação estão em processo mais avançado.

Veja uma lista de 14 concursos DF autorizados

Em março de 2020, uma portaria assinada pelo secretário de Economia, André Clemente, foi publicada no Diário Oficial confirmando aval para 14 carreira, sendo elas:

  • Apoio às Atividades Policiais Civis - PCDF
  • Assistência Pública à Saúde - SES DF
  • Atividades de Defesa do Consumidor - Procon DF
  • Atividades de Trânsito - Detran DF
  • Auditoria de Atividades Urbanas⠀
  • Cirurgião dentista - SES DF
  • Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária⠀
  • Enfermeiro⠀- SES DF
  • Gestão de Resíduos Sólidos - SLU
  • Médico - SES DF
  • Planejamento Urbano e infraestrutura⠀
  • Auditoria de Controle Interno - CGDF
  • Assistência à Educação - SEDF
  • Magistério - SEDF

O provimento dos cargos autorizados pela pasta estão condicionados à:

  • existência de vagas no cargo no qual se dará o provimento;
  • ocorrência de vacâncias que justifiquem suas correspondentes reposições, até o término do período de restrição imposto pelo art. 8º da Lei Complementar nº 173/2020; e
  • adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A pasta ainda esclarece que o quantitativo de vagas imediatas e previsão de cadastro de reserva serão os previstos nos processos indicados, de acordo com todos os termos da portaria.

Ibaneis também falou sobre os concursos DF

O governador Ibaneis Rocha também usou o mesmo discurso do secretário e disse que os concursos autorizados seriam para repor as equipes. A informação foi passada pelo próprio governador em publicação no seu perfil oficial do Twitter.

Após o aval para os concursos, Ibaneis disse:

"Temos que tomar essa decisão levando em consideração o orçamento e a necessidade de reposição de equipes. Ao contrário dos que me antecederam, que politizaram a realização de concursos, a responsabilidade fiscal é, para mim, muito importante!"

Em abril, André Clemente disse que há uma previsão ampla de concursos DF até 2022.

“Em todas as áreas estão previstos concursos. Auditor de controle interno, área da saúde, médicos e enfermeiros, diversos técnicos. Temos uma previsão ampla de concursos até 2022”, disse o secretário, em entrevista ao CB.Poder.

Quer ser aprovado em concursos DF 2022?

Que tal ser aprovado em um concurso público e iniciar 2022 como um novo servidor público? Este sonho pode e está muito perto de se tornar realidade. Para isso, conheça agora mesmo a Folha Cursos!

Folha Cursos

Aqui, você encontra:

► Questões comentadas;
► Acelerador de vídeos;
► Material com PDF;
► Chance de enviar mensagem ao professor;
► Videoaula, cadernos e questões;
► Professores especializados;
► E muito mais...