Concursos DF: governo prevê contratação de até 30 mil servidores

No Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, governo prevê a contratação de até 30.786 aprovados nos concursos DF. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:16/05/2024 às 18:07
Atualizado em:17/05/2024 às 08:11

Para 2025, o Governo do Distrito Federal prevê a contratação de até 30.786 aprovados nos concursos DF. Esse é o quantitativo determinado no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que deve ser enviado à Câmara Legislativa até sexta-feira, 17.


Vale destacar que, na LDO, o governo enuncia as políticas públicas e respectivas prioridades para o exercício seguinte. Com isso, a Lei traz apenas uma previsão para as contratações.


A efetiva nomeação dos aprovados depende do orçamento disponível no ano. Para que os 30.786 servidores sejam contratados, o Governo do DF terá que liberar cerca de R$7,5 bilhões a mais para destinar à folha de pagamento.

“A autorização na LDO é um dos requisitos para que ocorram as nomeações; não se pode esquecer, porém, da necessidade de adequação orçamentária, que é resultado de um conjunto de fatores, incluindo o cenário econômico e a arrecadação”, avaliou o secretário de Economia, Ney Ferraz.

Cerca de 70% das nomeações previstas para 2025 serão para as Secretarias de Educação e Saúde. Para essa última, o plano é contratar mais de 9 mil servidores em várias áreas de atuação.

“Para o próximo ano, queremos chamar mais de mil médicos, 2 mil técnicos de enfermagem, 1,3 mil agentes de saúde e outros 3,8 mil para a área de Gestão em Saúde. Aos poucos, estamos recompondo os quadros das carreiras. Muitos deles estão defasados há anos”, disse Ney Ferraz.

Governo do DF planeja a contratação de servidores em 2025

(Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília)


A Secretaria de Educação do DF também conta com a previsão de 12,1 mil novos servidores. Desse total, 8.517 são novos professores para o magistério público, 330 professores universitários e 3.350 cargos na carreira de políticas públicas e gestão educacional.


No campo da Assistência Social, o governo planeja nomear mais 1.125 novos servidores para a carreira pública de desenvolvimento e assistência social, além de 1.711 para a carreira socioeducativa.


Além das áreas prioritárias, a LDO 2025 contempla outras carreiras. Serão 1.900 novos cargos de políticas públicas e gestão governamental (PPGG), 990 na carreira de polícia penal do DF, e 250 analistas de apoio à assistência judiciária, entre outras.


As informações são da Agência Brasília.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!

Novo concurso SEDF pode ser aberto ainda este ano

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, já confirmou os preparativos para realização de um novo concurso SEDF este ano de 2024.


O objetivo é oferecer vagas para professor em caráter efetivo para repor as aposentadorias previstas.


Segundo a secretária, os esforços são para convocar os aprovados no começo de 2025.

"Se tudo der certo, esperamos realizar o concurso ainda este ano, para conseguir chamar os aprovados no começo do ano que vem. Como ocorrem mais aposentadorias nos primeiros meses do ano, esperamos estar prontos para isso", disse a secretária, em entrevista no mês de fevereiro.

Hélvia pontuou que, conforme levantamento feito pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), há um número significativo de aposentadorias previstas na pasta.

"Ou seja, no próximo ano, vamos precisar de mais professores efetivos. A previsão, se todos fossem sair, é de que seriam entre 1,8 mil a 2 mil professores se aposentando", afirmou a titular da SEDF.

O número de vagas do novo edital ainda não foi revelado, assim como se haverá oferta para outros cargos, além de professor.


O último concurso de efetivos SEDF foi aberto em 2022. A oferta foi de 4.254 vagas (entre contratações imediatas e cadastro reserva) para os cargos de professor de educação básica, gestor em políticas e gestão educacional e orientador educacional.


No vídeo abaixo, saiba como escolher o concurso ideal para estudar: