Concursos DF: reeleito, Ibaneis prevê reajuste de até 18% em 2023

Governador reeleito, Ibanei Rocha prevê um reajuste salarial de até 18% em 2023 para todos os servidores de concursos DF. Veja os detalhes!

Autor:
Publicado em:05/10/2022 às 09:59
Atualizado em:05/10/2022 às 09:59

O governador reeleito no Distrito Federal, Ibaneis Rocha, prometeu que vai conceder aumento para os servidores em 2023. Segundo ele, o reajuste salarial deve ser de cerca de 18% e vai contemplar a todas as categorias.

A informação foi dada em entrevista ao Portal Metrópoles na última terça-feira, 4.

Com isso, candidatos de futuros concursos DF já devem ser contemplados com essa novidade. O governador ainda disse que vai trabalhar para que o pagamento inicie a partir de janeiro de 2023.

Concursos DF: governador anuncia reajuste de 62,4% no auxílio

Ibaneis informou, ainda, que o reajuste salarial deve acontecer em quatro parcelas, com exceção da Segurança Pública. Os servidores policiais devem receber em parcela única, já que são pagos com recursos da União, pelo Fundo Constitucional.

“Vou tentar trabalhar isso este ano ainda. Acho que temos um espaço a partir de 30 de outubro para que a gente consiga reajuste ainda este ano, mesmo que comece o pagamento a partir de janeiro do próximo ano. Vou trabalhar para que a gente tenha aprovação o mais rápido possível”, disse Ibaneis ao Metrópoles.

O que precisa para o reajuste acontecer?

O governador pretende enviar, ainda este ano, um projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal para que este reajuste possa ser concedido a todos os servidores. O objetivo dele é que este PL seja aprovado ainda em 2022 para viabilizar o pagamento a partir de janeiro.

“Pretendemos encaminhar projeto à Câmara Legislativa concedendo reajuste geral para todas as categorias. Depois, vamos fazer pequenos ajustes em algumas carreiras. Sobre as forças de segurança, mandaremos a proposta ao Congresso Nacional e, depois, ao presidente da República, independentemente de quem seja [Lula ou Bolsonaro], logo no início do mandato”, informa Ibaneis.

Sobre as parcelas, ele explicou que devem ser distribuídas ao longo dos quatro anos de mandato.

Ele ainda pontua que deve haver espaço para essa discussão a partir do dia 30 de outubro, após o segundo turno presidencial. Além disso, garantiu que vai trabalhar para que isso ocorra de forma ágil, visando o pagamento em janeiro e aprovação o mais rápido possível.

ibaneis na cldf
Servidores dos concursos DF terão aumento salarial a partir de 2023
(Foto: Divulgação)

Ibaneis promete realizar novos concursos DF

No último domingo, 2, Ibaneis Rocha foi reeleito ainda em primeiro turno e comandará o Distrito Federal por mais um mandato. Ele venceu a disputa eleitoral por venceu com 50,30% dos votos válidos contra 26,25% do segundo colocado Leandro Grass.

Ibaneis promete investimento pesado na Saúde pública e garante a realização de muitos novos concursos DF.

No primeiro mandato, promoveu várias medidas de valorização ao servidor público, como aprovação de reajustes e a realização de vários concursos públicos. Para o segundo, a proposta se mantém e mais editais devem sair.

Em entrevista ao Jornal de Brasília, o candidato reeleito prometeu investir ainda mais na Saúde Pública, citando a construção de UPAs, UBSs, e ampliação de unidade, bem como reforma de hospitais. 

“Vamos investir na rede toda, reforçar o que precisa reformar e construir novas unidades onde precisar. Também vamos realizar mais concursos públicos para fortalecer o quadro de pessoal”, disse o governador.

No seu plano de governo, consta uma promessa para "garantir a composição de equipes multidisciplinares nas Unidades Básicas de Saúde" através da promoção de novos concursos públicos.

♦ Acesse o plano de governo de Ibaneis Rocha  ♦

Também são mencionados novos editais para os seguintes órgãos:

  • Ceasa;
  • Emater; e
  • Seagri.

Ibaneis ainda promete uma 'modernização da gestão ambiental' e, com isso, pretende recompor a força de trabalho e realizar concursos para diversas carreiras.