Esther Dweck trabalha para trazer novidades durante esta semana, que marca o periodo dos primeiros 100 dias de governo Lula. Até o momento, o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) foi o único órgão a receber aval para abrir um novo concurso com 814 vagas.
Mas, segundo a ministra, mais autorizações devem ser anunciadas até esta sexta, 14 de abril. Ela, inclusive, já se reuniu com o presidente Lula para alinhar o assunto. E a pasta da Justiça e Segurança Pública e os seus órgãos vinculados podem estar entre os contemplados.
O registro do encontro entrre os ministros foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em sua conta do twitter.
Concurso PF: corporação pode ter novo edital e chamar excedentes
Quem tem mais chances de ser contemplada é a Polícia Federal, que vive a expectativa de poder realizar um novo concurso e ainda chamar os demais excedentes da seleção que está vigente.
Nos primeiros dias de mandato, Flávio Dino informou que a realização de um novo concurso PF é desejo de Lula, mas ainda não havia nada iminente para ser anunciado. O foco seria prorrogar a validade do atual
Ele chegou a dizer que eram temas que estariam "a sério na nossa pauta e vamos avançar".
A promessa de prorrogar a validade do atual concurso foi cumprida. Agora, ele fica vigente até 15 de setembro de 2023, podendo a Polícia Federal chamar os policiais excedentes para compor o quadro de pessoal.
+ Concurso PF vai chamar todos os excedentes, diz diretor a deputado
O diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, confirmou que serão chamados mais aprovados do concurso PF 2021. Os excedentes devem ser convocados para posse em breve.
Concurso PF da área administrativa vive expectativa por autorização
Se tem um concurso que é bastante aguardado pelos candidatos é o da Polícia Federal para cargos da área administrativa. Há anos que a categoria e a corporação lutam para conseguir um aval, mas ainda sem sucesso. Será que dessa vez finalmente ele poderá sair do papel?
Durante um evento com servidores da Polícia Federal, o diretor-geral, Andrei Rodrigues, falou sobre a intenção de realizar concurso para a área administrativa, segundo ele:
O Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial da Polícia Federal (SinpecPF) recentemente levou algumas reivindicações ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dentre elas, problemas vividos pela categoria e os reflexos do baixo contingente de servidores do PECPF.
A categoria afirmou que foi apresentado o quantitativo de cargos vagos que podem ser ocupados de imediato por concurso público. E, também, reforçou a necessidade de criação de novos cargos.
PRF tem muitas aposentadorias previstas
A Polícia Rodoviária Federal realizou um concurso PRF com 1.500 vagas e utilizou bastante o seu cadastro de reserva. Portanto, o órgão já pode pensar em um novo edital, porém ainda não confirmou se foi feito ou ainda realizará o pedido de autorização.
Em 2022, chegou a vazar um documento que seria de uma nota técnica solicitando 5 mil vagas na corporação. A PRF, no entanto, não confirmou a veracidade.
A corporação informou que, primeiramente, precisa ter o seu quadro aumentado com a criação de novas vagas. A PRF praticamente zerou o seu número de cargos vagos com o concurso público de 2021 e a chamada de muitos excedentes.
Mas, é importante a corporação não ficar sem concurso por muito tempo, pois estão previstas muitas aposentadorias. Mais de 2 mil cargos devem vagar em cinco anos, de acordo com dados da própria PRF:
Vale destacar que este número pode ser ainda maior, já que é apenas uma previsão. Além disso, um órgão pode ter outras saídas, além de aposentadorias, como mortes e exoneração.
A corporação também pode solicitar concurso para a área administrativa, não renovado no último ano. O último edital de nível médio na PRF já tem oito anos.
O que precisa para concorrer no concurso PRF?
Um policial rodoviário federal precisa ter graduação em qualquer área e carteira nacional de habilitação a partir da categoria B.
A PRF proporciona remuneração de R$10.357,88, já considerando o auxílio-alimentação de R$458. A carga de trabalho é de 40 horas semanais.