Mas, praticamente uma semana após a solicitação, a parlamentar anunciou que não teve retorno do governo. Por isso, resolveu acionar a Defensoria Pública do Estado (DPE) e o Ministério Público (MP).
Vivi diz que resolveu acionar os dois órgãos para solicitar "providências para a suspensão de todos os concursos no Pará até que as condições sanitárias permitam. Lutaremos pelo adiamento!"
Na postagem feita pela deputada Vivi Reis, uma seguidora respondeu com o seguinte posicionamento:
"O MPPA e a DPE-PA estão com as atividades presenciais suspensas, por conta da alta taxa de contágio de covid na cidade, mas não se manifestam pela suspensão dos concursos públicos com milhares de inscritos."
Na mesma postagem, muitos candidatos foram em defesa da parlamentar e agradecem o apoio dela em adiar as provas. Mesmo com todo o reforço e medidas que a Seplad tem feito para a segurança, o quantitativo de inscritos da PC PA assusta os candidatos.
Governador garante cronograma e promete antecedência em um adiamento
Até o momento, não houve resposta ao pedido da deputada. A Seplad, inclusive, publicou recentemente pelas redes sociais "está respeitando todas as recomendações de prevenção necessárias para a realização dos concursos públicos no Estado do Pará."
Logo, tem garantido a aplicação de todas as suas provas de concursos previstas, por ora. A pasta reforça que os candidatos devem seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 para a segurança de todos.
Em fevereiro, o governador do Pará, Helder Barbalho, também afirmou que o cronograma dos concursos para a Segurança do Pará estão mantidos.
Em um tweet do governador disse:
A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplad) informa que o cronograma referente ao concurso da Polícia Civil permanecerá conforme o que já foi divulgado, obedecendo todas as recomendações e medidas de prevenção necessárias. #EquipeHB
Na quinta-feira, 4, Barbalho prometeu aos candidatos uma antecedência caso opte pelo adiamento de qualquer uma das provas.
Em um vídeo que circula na internet, o governador diz:
“Nós estamos avaliando a partir do cenário epidemiológico, se até a prova do dia 21 houver segurança epidemiológica de que as provas poderão ser realizadas, elas serão feitas. Vamos ter a certeza com pelo menos uma semana de antecedência […]”, disse Barbalho.
O governador diz que avaliará o cenário e promete antecedência, caso se torne preciso o adiamento. Para isso, a resposta do governador precisará ser dada até o dia 14 de março, um domingo antes da realização do exame, de acordo com o edital.
Seplad confirma: concurso PC PA tem mais de 100 mil concorrentes!
Recentemente, a Seplad confirmou que o concurso da Polícia Civil registrou mais de 130 mil confirmados, com taxas pagas.
Para se confirmar isso, foram divulgados dois anexos, sendo um com a lista de inscritos para investigador, escrivão e papiloscopista, somando, aproximadamente, 77.165 mil candidatos em ampla concorrência
Já o outro documento traz a relação para as vagas de delegado. Neste, foram registrados, cerca de, 22.700 inscritos em ampla concorrência.
Há, ainda, as listagens das pessoas com deficiência inscritas na seleção, que se somam a esses quantitativos de ampla concorrência.
Ao todo, o concurso da Polícia Civil do Pará seleciona para 1.088 vagas, distribuídas pelos cargos de:
Se confirmadas, as provas deste domingo serão apenas para o delegado, junto as provas discursivas do mesmo cargo. No próximo final de semana, 28, estão previstas as provas das demais carreiras.
A Folha Cursos chegou para acelerar os seus estudos e você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação:
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!
Por cargo
Por carreira
Gostou da novidade? Clica lá em cima no botão das redes sociais e compartilha essa super oportunidade com os seus amigos.