Concurso PC DF: provas de abril são adiadas

O Cebraspe acaba de comunicar que os concursos PC DF de agente e escrivão estão novamente suspensos. Não há nova data prevista.

Autor:
Publicado em:16/03/2021 às 18:28
Atualizado em:16/03/2021 às 18:28

Mais uma vez! Os concursos PC DF de agente e escrivão estão novamente suspensos. Os comunicados já foram emitidos pela banca organizadora, o Cebraspe.

Dessa vez não foram anunciadas novas datas previstas para a realização das provas. Uma reunião ocorreu na tarde desta terça, 16, para definir o futuro do concurso.

O evento foi anunciado logo cedo, por meio das redes sociais do diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido. 

Mesmo que adiado por mais uma vez, nos comentários da publicação os candidatos já se mostravam favoráveis ao adiamento das avaliações. Um dos motivos pode ser a grande concorrência, que já atinge mais de 100 mil inscritos. 

Agora, de acordo com o documento divulgado pela banca, a decisão do adiamento foi tomada em razão das medidas restritivas adotadas em decorrência da pandemia de Covid-19. 

Segundo o cronograma anterior, os exames estavam agendados para o próximo mês, nos dias 10 e 11 de abril.

Enquanto as novas datas não saem, fique ligado nesta matéria e confira tudo o que você precisa saber sobre o concurso PC DF!

Concurso PC DF tem provas adiadas novamente (Foto: Lucio Bernardo Jr)
Concurso PC DF tem provas adiadas novamente
(Foto: Lucio Bernardo Jr)

Editais do concurso PC DF somam 2,1 mil vagas

A Polícia Civil do DF teve dois editais de concursos publicados, sendo eles para os cargos de agente e escrivão, ambos de nível superior. A oferta confirmada é de 2.100 vagas.

A maior demanda é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro, que poderá ser preenchido durante todo o prazo de validade de dois anos, podendo chegar a quatro. Já o escrivão, soma 300 chances, sendo todas para provimento imediato. Todas as oportunidades são para graduados.

Concurso PC DF apoio: novo edital é autorizado e diretor comemora

Além disso, ambas as carreiras pedem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.

É importante destacar que tanto o escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.

Conheça a Folha Cursos e inicie a sua preparação!

Mais de 100 mil inscritos para agente e escrivão

A banca confirmou a demanda de inscritos dos. O concurso PC DF de agente registrou mais de 105 mil candidaturas.

Dessa forma, a Polícia Civil do DF passa a contabilizar mais de 150 mil pessoas concorrendo aos dois concursos, já que escrivão tem uma concorrência de mais de 52 mil candidatos, já confirmada pelo Cebraspe.

  • Ampla concorrência  88.894
    ≈ Concorrência: 197,54 candidatos por vaga
     
  • Pessoas com deficiência  864
    ≈ Concorrência: 28,80 candidatos por vaga
     
  • Candidatos negros  15.528
    ≈ Concorrência: 129,40 candidatos por vaga

Além disso, em resposta à Justiça durante a briga pela retomada do concurso, a banca também confirmou que  mais de 70 mil candidatos , unindo os dois concursos, são de fora de Brasília.

  • 24.641 inscritos no cargo de escrivão; e
  • 47.518 inscritos no cargo de agente.